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PEC 66/23: Contornando o muro fiscal (de novo)

Por Redação
13 de agosto de 2025
Em Política
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PEC 66/23: Contornando o muro fiscal (de novo)
Twitter1128254686redacaobcn@gmail.com


Um PEC 66/23 (PEC Dos Precatórios) Reduzia O Esforço Fiscal Para Cumprir como Metas de Primário e abre R $ 377bi de Espaço para Gastos, Sob o Limite de Despesas, Até 2030.

Na Prático, é o abandono da Fiscais Firmadas, no Novo Arcabouço fiscal. Um eventual AJuste fiscal Futuro Será Menor, Mais Lento, Mais Permissivo Com Despesasas e Mais Focado Em Receitas.

Um PEC 66/23 (Nova Pec dos Precatórios) para Apróvada na Câmara E em Primeiro Turno No Senado. A Próxima etapa é uma aprovada em Segundo Turno no Senado, Ainda SEM Data definida para ocorrer. Inicialmente, um PEC TINHO COMO enfoque um dinâmica de pagamento de precatórios um municipal de Ní, Além de Outros Temas de Contas Públicas Subnacionais. Contudo, ocorreram modificações e adições importantes ao longo da tramitação da proposta, e, a despeito de uma redação truncada, ambígua e lotada de “tecnicalidades”, o texto passou a ter impactos relevantes para as expectativas fiscais ao nível federal[1].

Ao Municipal, Dentre supera Medidas, um PEC LIMITA Despesasas e Traz Maior Liberdade Alocativa. PASSA A HAVER UM LIMITE PARA O PAGAMENTO DE PRESTÓRIOS AO NÍVAL MUNICIPAL, ENTRE 1% E 5% DA RECETA CORRENTE LÍQUIDA (RCL) DOS municípios, um depended dos respectivos estocos de precirios. Além Disso, Ampliou-se uma desvinculação de Receitas, Permitindo mais Liberdade na alocão dos Recursos. Uma Correção Monetária dos Pré -Catórios Tamboma Foi Modificada, Deixando de Ser um Táxons Selic E, Agora, Passendo a SER O Menor Entre “IPCA +2%” E “Selic”. Com uma redução da correia monetária, serão move os Dispênios futuros.

Dentre como Medidas da PEC 66/23, o Nosso Foco Estará Nas Alterações da Meta de Primário e Do Limite de Despesass. Com um PEC 66/23, o Estado Muda totalmente o Seu Compromisso com um ajuste fiscal e forma pela qual esse Ajuste Poderá Ocorrer. ISSO Deriva de Uma modifica ã no Cálculo da Meta de Primário e de Duas Modificações No Cálculo do Limite Federal de Despesasas.

Em Relação à Meta de Primário, uma Proposta Escalona a Reinclusão da Totalidade do Orçamento de Sentenças Judiciais Na Meta, O que Ocorreria em 2027[2]. Até 2026, Está Vigente UM sublimita para os precatórios consideredos na apuraça da meta[3]. Como despesasas que excedem esse limite não são computadas para finas de resultação primácrio. Pelas regras atuais, todo o orçamento destinado a precatórios voltaria a ser contabilizado na meta de primário a partir de 2027. Com a mudança proposta pela PEC 66/23, haveria um retorno escalonado: a partir de 2027, ao menos 10% do orçamento de despesas com sentenças judiciais seria Reincluído anualmente, de forma cumulativa para os anos seguintas. Na Prática, Haverá Uma Grande Redidade do Esforço Fiscal Necessário Para o Cumprimento da Metas de Primário indicadas A Partir de 2027[4].

Perto ao limite de Despesas, uma modificação primitiva diz resppeito à contabilizaça dos gastos com sentenças judiciais. Com um pec, um Partir de 2026, Essas Despesas Deixam de Estar Submetidas Ao Limite de Gastos Do Poder Executive. EM Contapartida, Será deduzido do Limite, um Partir de 2026, o Montante Gasto com Sentenças Judiciais em 2025, Corrigido Pelo IPCA. ESSA MUDANCA REDUZ DE FORMA RELEMANTE A PRESSÃO SOBRE O ORÇENAMENTO A MÉDIO PRAZO. Sem regime, com o final do Subteto dos Precatórios no Orçamento de 2026, os Gastos com Sentenças Judiciais voltariam a integridade constar sem limita de dessesasas em 2027. Assim, os depasas de senções de 1927.[5]. Esse aupleto expressivo restringiria o Espaço Das demais despesasas sujeitas ao limite, configuração o que temos Chamado de “muro fiscal”[6]. Com um pec, Esse Muro Serra Contornado.

A Segunda Mudança No Limite de Despesasas É que os Créditos, Especial e Suplementares Abertos em 2025 Passarão A Compor. ATUALIMENTE, O TETO DE DEPESESAS É AJUSTADO ANUALENTE PELO IPCA acumulado em 12 mesas até junho do ano anterior. Quando um supera de inflação em Jun, um pode DIFERENCA SER USADA, DE FORMA PONTUAL, PARA AMPLIAR OS GASTOS AO LONO DO ANO, MAS NOO É -SE INCORPORADA AO LIMITE NOS ANOS SEGUINTAS. Com um PEC 66/23, OS R $ 12.4BI EM CRÉDITOS SUPLEMENTARES APROVADOS EM 2025, por Conta Do Difrenicial de Inflação Entre Meio e Fim Do Ano, Passarão A Fazer Parte Da Base de Cálcoo Do Limite Para Oso Anos Segunntas. Esse é um Nossa interpretação – tamboma a mais economistas comum entre – Embora ainda haja Divergênia[7].

Estimatives prórias indicam que o textual da PEC 66/23 GERARIA R $ 377BI A MAIS de Espaço para Gastos Sob o Limite de Despesass até Fim Da Década (Tabela 1). Para que tenha ordem de grandeza, o orçamento estimado para o abono salarial entre 2026 e 2030 é da ordem de r $ 200bi[8]EO Pacote de Ajuste Fiscal do Governo, Divulgudo no Fim Do Ano Passado, Geraria Abertura de Espaço Para Despesasas Da Ordem de R $ 300bi[9] Entre 2026 e 2030. Trata-se, portanto, de uma grande e perene redução do esforço fiscal, pelo lado das dessesas, necessidade para cumprir os limites estabelecidos em lei.

Tabela 1: Gasto Adicional Sem Descumprir O Limite de Despesasas Na PEC 66/23 (R $ BI)

Como Mudanças Ganham relevante, Diante Especial do Cenário de Forte Pressão Sobre A Execução Orçamento Atria. Como Mudanças Envolvendo O Primário, Cumprir como Metas Indicadas nas Diretrina Orçamentácrias Se Tornará Mais Fáccil. Além disso, de forma mais importante, com como mudanças enxolvendo o limite de despesasas, adia-se e/ou reduz-se um necessidade de cortar despesass obriganias para cumprir como reagas fiscais. Em trabifo Recentee, indicamos como como Regras faz de Primário e da Despesa, Operando Conjuntamente, Fazem Com que, Hoje, Orçamento Federal para os Próxxxos Anos Requer de Esforço Significativo Fiscal e Centrado em Despesas[1].

O texto da PEC 66/23 Reduz ESSA Urgência de Ajuste nas Despesass Obrigatácies, eo lado das receitas volta a gantha força sem debate fiscal. Caminho ABRE CAMINHO Para uma Nova Rodada de AJuste Fiscal Centrada na Arrecadação. Em DiFerentes Estágios de Matatura, Medidas como o AuMuto de Alíquotas do Iof (Já Em Vigor)[2]uma taxa de táxão de Big Techs[3] Ea Redução de Renúncias Fiscais[4] Ganham relevante. Em Estágio ainda Mais Embrionário, PROPOSTAS PARA A PRÓXIMA FASE DA REFORMA TUBRIBRÁRIA, COM FOCO NO IRPJ, NOO PARECEM TER O ENFOQUE DE NEUTRALIDADE QUE Constou na Reforma da Móia Pood MobonSeSToMaMaMaMaMaMaMaMaMaMaMaMaMaMada AMATOMATOMIMATOMATO AMOTOMIMATOMATOMATOMATO AMOTOMOMOTOMATOMATOMATOMATOMATOMATOMATOMATOMATOMATOMATOMATOMATOME prazo[5].

Sem brasil, há um histórico de mudanças nas regredas fiscais quando os limites estabelecidas se impõem. AO LONO DA VIGÊNCIA DO TETO DOS GAStos (EC 95/16), Que impeda o Crescimento real Da despesa, OcorreRam Flexibilizações Diversas no Cálculo do TETO PARA VIABILIZAR MAIS GASTOS DO QUE Inicialização Pactuado. O teto foi formallement abandonado no pós-eleção de 2022, primeiro com um aupleto de gastos em 2023 (transição constitucional de emenda, ec 126/22), depois com um fixiacão do novo arcabouço fiscal (lc 200/23), ques, o fiscal de depois (lc 200/23), que o fiscal de depo (lc 200/23). 2,5%AA). Nenhum entanto, mesmo Sob esse regime mais permissivo, como mudanças que fariam com que o estado coubesse nos limites estabelecidas foram seguidamente postergadas; Como Metas de Primário Foram Reduzidas E dessesses diversas foram excluídas das bases de Cálculo.

Com um PEC 66/23, contorna-se o muro fiscal. De Novo. Com esse modus operandi, como sinalizações para a trajetórica de Ajuste fiscal e para uma composição desen perdem, Novamenthe, credibilidade. Mesmo com o texto da PEC sendo ambíguo e permeado de tecnicalidades, o que pode mascarar suas reais implicações, enfatizamos: a nova PEC dos Precatórios, como aprovada no 1º turno no Senado, é a sinalização de um ajuste fiscal menos robusto, mais lento, bem mais Permissivo com Despesasas e que, na Prática, abandona um fiscal institucionalid do novo arcabouço (Lei complementar 200/20.


Como opiniões expressas neste Artigo São de Responserabilidade exclusiva dos Autores, Não refletindo necessidade de uma opinião institucional da FGV.

[1] Esse texto foi originalmente publicado como destaca BRCG EM 07/08/2025. Mais informações em https://brcg.com.br/destaque-rccg/

[2] Para o contexto Deste Trabalho, Optamos por denominar “Sentenças Judiciais” de Somatório de Dessesas com Pré -Catórios e Requisitos De Pequeno (RPV’s). OS Precatórios São Despesasas com Sentenças Judiciais Mais elevadas, Superando 60 Salários-Mínimos e Com Cronograma de Pagamento Mais Demorado. Como o valor do RPV, o valor 60 Salários-Mínimos e Dinâmica de Pagamento Mais Célere.

[3] R $ 61bi, de Acordo com Ploa 2026.

[4] Há dois motivos Principais para não aprofundar como contas de resultado primário. Primeiro, como metas de Primário a parte de 2027, conforme a constante nas direcionadores de Orçamento Aturias, São Indicativas-Ou Seja, Mesmo no Rito Orçamento Regroio Regroio, O Governo Pode Alterá-Las Sem Configurar Descontrumo de Regntoro de Regntoro. Segundo, porque a Redação ainda não deixa claro se um exclusão do orçamento de sentenachas judiciais do cômputo do primário será integral ou se só um parcela fóra do sublimita de precatriorios, válido no 2026, o graduado de serluairos, válido no 2026, será -meluio, válido no 2026, será -meluio, válido no 2026, será, o graduado em relação ao gestão do dia. Sem Cenário Mais Custoso, como Mudanças Poderiam Acarretar UM Esforço Fiscal em Média 0,7%PIB inferior AO Ano para o Cumprimento da Metas de Primário Hoje Indicadas Entre 2027 E 2029.

[5] Estimativa própria.

[6] Ver: https://brcg.com.br/18796-2/

[7] Ver: https: //oglobo.globo.com/economia/noticia/2025/07/17/mudanca-em-precator …

[8] Justificando o Valor Appresentado: o Relatório de Projeiações Fiscais (STN) Projeta R $ 553bi de dessesas com abono e seguro desemprego entre 2026 e 2030. Entre 2022 E 2024 Salarial. Aplicando o percentual projeções de iciciais para o período de 2026 a 2030, Chega-se a R $ 196bi de dessesas com abono salaria.

[9] O Pacote fiscal do FIM DE 2024 APRESTAVA, DE FORMA Preliminar, Economia de Despesasas de R $ 296,7 bi Entre 2026 E 2030. OcorreRam pequenas Alteraça não há escapO do Pacote Fiscal, que Não Impactaram um Ordeme de Grandeza Ver: https: //www.gov.br/fazenda/pt-rbr/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/m …

[10] Ver: https://brcg.com.br/18796-2/

[11] Ver: https: //agenciarbrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2025-07/entenda-como-f …

[12] Ver: https: //oglobo.globo.com/economia/noticia/2025/07/18/equipe-economica-ve …

[13] Ver: https: //www.camara.leg.br/noticias/1177469-projeto-obriga-governo-a-Redu …

[14] Ver: https: //agenciarbrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2025-07/desequilibrio -…

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