Análise da pesquisa Datafolha mostra 48% das intenções de voto para Lula e 27% para Jair Bolsonaro no primeiro turno. A pesquisa do instituto Datafolha divulgada nesta quinta-feira (26) revelou os índices de intenção de voto para a eleição presidencial de 2022. Segundo os dados publicados pelo site do jornal “Folha de S. Paulo”, Lula lidera com 48% no primeiro turno, contra 27% de Bolsonaro no primeiro turno.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Confira abaixo as análises das comentaristas da GloboNews Natuza Nery, Julia Duailibi e Eliane Cantanhêde sobre as intenções de voto.
Natuza Nery
A comentarista chama atenção para o aumento inesperado de intenções de voto para Lula e para a retomada do pré-candidato entre o público feminino.
“Lula avança no eleitorado feminino e volta para o patamar original do início do ano. Tinha 49%, passou para 46% e volta a ter 49% no eleitorado feminino.”
“Lula tinha um espólio, deu uma recuada e voltou a ter um patamar bem parecido com o que ele tinha no início das pesquisas deste ano.”
Julia Duailib
Julia Duailib ressalta a recuperação das intenções de voto em Lula na pesquisa espontânea, quando o entrevistador não dá o nome do candidato.
“Lula tinha na espontânea de março 30% da intenção de voto, agora tem 38%. Bolsonaro tinha 23% e mantém com 22%. Portanto o crescimento de Lula é significativo no eleitorado convicto.”
Eliane Cantanhêde
Diante de um índice expressivo do chamados “votos convictos”, Cantanhêde analisa os dados que apontam os eleitores ainda sem candidato.
“29% das pessoas ainda estão sem candidato. É o menor índice das pesquisas e as pessoas ainda estão se definindo rapidamente. ”
Valdo Cruz
“O aumento de 5% do Lula é muito significativo. Bolsonaro só oscila positivamente 1%”, ressalta o comentarista Valdo Cruz.
“Nos últimos dias, havia uma preocupação entre os aliados do presidente por causa da escalada de ataques ao judiciário – os aliados do centrão avaliam que isso faz ele perder votos. A questão da inflação ficou muito mais evidente, com o presidente tentando transferir a responsabilidade pelo aumento de combustíveis.”
Gerson Camarotti
Gerson Camarotti avalia que a pesquisa sinaliza a consolidação de Lula em primeiro turno.
“Se for por esses números, temos eleição em primeiro turno. É um crescimento significativo do ex-presidente. De alguma forma, Lula acabou sendo beneficiado com a decantação da terceira via.”
Deixe o Seu Comentário