• Anuncie
  • Contato
  • Home
  • Política
  • Política de privacidade
  • Quem Somos
  • Trabalhe Conosco
  • Menu
    • Política
    • Economia
    • São Paulo
    • Brasil
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Saúde
    • Mundo
    • Tecnologia
    • Vídeos
  • Política de privacidade
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Menu
    • Política
    • Economia
    • São Paulo
    • Brasil
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Saúde
    • Mundo
    • Tecnologia
    • Vídeos
  • Política de privacidade
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Cláudio Castro Retira Candidatura ao Senado Após Ser Alvo de Operações da Polícia Federal e Acusações de Fraude

Por Nardel Azuoz
29 de maio de 2026
Em Política
A A
Cláudio Castro Retira Candidatura ao Senado Após Ser Alvo de Operações da Polícia Federal e Acusações de Fraude

© Tânia Rêgo/Agência Brasil

Twitter1128254686redacaobcn@gmail.com

O ex-governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, anunciou nesta quinta-feira (28) a retirada de sua pré-candidatura ao Senado Federal pelo Partido Progressistas (PP).

A decisão, conforme comunicado por Castro, foi tomada após profunda reflexão pessoal e familiar, motivada pela intensa exposição pública, acusações e ataques que impactaram sua trajetória política e sua família nas últimas semanas. Ele afirmou que concentrará integralmente seus esforços na apresentação de sua defesa e no completo esclarecimento das alegações, confiante na legalidade e lisura de todos os atos praticados ao longo de sua vida pública.

Investigações da Polícia Federal e Suspeitas de Fraudes Financeiras

O anúncio da desistência ocorre após Cláudio Castro ter sido alvo de operações da Polícia Federal, que apuram seu suposto envolvimento em fraudes financeiras. As investigações miram, entre outros, o banqueiro Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master.

Recentemente, Castro foi alvo da oitava fase da Operação Compliance Zero, que integra as investigações sobre a prática de crimes financeiros envolvendo o Rioprevidência, fundo de previdência social de servidores ativos, inativos e pensionistas do estado do Rio de Janeiro. As apurações identificaram aplicações de mais de R$ 3 bilhões do Rioprevidência no Banco Master.

De acordo com a decisão do ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), que autorizou a busca e apreensão na residência de Castro, os indícios colhidos pela PF até o momento apontam que o ex-governador "exerceu papel politicamente relevante para a viabilização dos aportes da RioPrevidência no Banco Master". Em troca, haveria o pagamento de vantagens indevidas aos envolvidos nos investimentos. Ainda segundo as investigações, a atuação se deu primeiramente pela troca de comando na RioPrevidência, com a nomeação de nomes alinhados ao esquema criminoso por Castro.

Adicionalmente, há 15 dias, Castro já havia sido alvo de outra operação da PF, que apura irregularidades no setor de combustíveis, envolvendo a Refinaria de Manguinhos (Refit).

Condenação por Inelegibilidade e Julgamento no TSE

Paralelamente às investigações, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) agendou para o dia 2 de junho o julgamento do recurso do ex-governador Cláudio Castro contra a decisão que o condenou à inelegibilidade. Em 23 de março, Castro foi condenado pelo TSE até 2030, e o tribunal determinou a realização de eleições indiretas para um mandato-tampão, a ser votado por deputados da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

Contudo, o Partido Social Democrático (PSD) recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) defendendo eleições diretas. A renúncia de Castro ao mandato no dia anterior ao julgamento, para cumprir o prazo de desincompatibilização para se candidatar ao Senado, foi interpretada como uma manobra para forçar a realização de eleições indiretas, em vez de diretas, que ocorrem pelo voto popular.

Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
Tags: claudio castrodesistênciafraudespolicia federalSenado
Postagem Anterior

Dino beneficia ex-filiado ao PCdoB com liminar sobre eleições suplementares em RR

Próxima Postagem

‘Congresso Internacional do Samba’: estrelas do carnaval do RJ dão aulas e palestras a estrangeiros no México

Próxima Postagem

'Congresso Internacional do Samba': estrelas do carnaval do RJ dão aulas e palestras a estrangeiros no México

Deixe o Seu Comentário

PREVISÃO DO TEMPO

Fonte de dados meteorológicos: Wetter 30 tage

GLOBAL PRO

NUMBRA, SISTEMA CONTÁBIL INTELIGENTE

https://redebcn.com.br/wp-content/uploads/2026/08/WhatsApp-Video-2026-08-27-at-19.14.38-3.mp4?_=1

INVESTIGADOR PROFISSIONAL 11 98806-4613

INVESTIGAÇÕES ULTRA SIGILOSAS 11 2825-4686

TERRENO EM JANAÚBA/MG (38) 9.9154-0000

JASMIRA IMÓVEIS (38) 9.8831-0162

CERTIFICADO DIGITAL SEM SAIR DE CASA

JASMIRA IMÓVEIS (38) 9.8831-0162

INVESTIGADOR DIGITAL 11 98806-4613

BCN PORTAL DE NOTÍCIAS

  • Anuncie
  • Contato
  • Home
  • Política
  • Política de privacidade
  • Quem Somos
  • Trabalhe Conosco

© 2024 Rede BCN | Todos os direitos reservados. E-mail: redacao@redebcn.com.br

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Menu
    • Política
    • Economia
    • São Paulo
    • Brasil
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Saúde
    • Mundo
    • Tecnologia
    • Vídeos
  • Política de privacidade

© 2024 Rede BCN | Todos os direitos reservados. E-mail: redacao@redebcn.com.br

Sair da versão mobile