“Os usuários são responsáveis pelos traficantes, que são vítimas dos usuários também”. A frase é do presidente Lula (PT). O petista aprovou a agenda na Indonésia nesta sexta-feira (23) para comentar as ações do governo dos Estados Unidos contra o tráfico internacional de drogas.
Lula detalhou sua linha de raciocínio: “então você tem uma troca de gente que vende porque tem gente que compra. Tem gente que compra porque tem gente que vende. Então, é preciso que a gente tenha mais cuidado no combate às drogas.”
O presidente ainda classificou o atual modus operandi do combate ao tráfico como “batalha do bem contra o mal”e defendeu que haja julgamento antes de qualquer ação ostensiva.
VEJA TAMBÉM:
- Flávio Bolsonaro sugere ação dos EUA contra narcotráfico no Rio
- Após ataques no mar, Trump diz que EUA vão iniciar operações antidrogas por terra
Trump intensifica combate ao narcotráfico
Sob a gestão do presidente Donald Trump, o governo americano tem intensificado o combate ao narcotráfico, principalmente no Caribe. Nessa quarta-feira, a defesa americana divulgou um vídeo do bombardeio de um barco no Oceano Pacífico. Segundo o secretário do Departamento de Guerra dos Estados Unidos, Pete Hegseth, o barco era utilizado para transportar drogas. As três pessoas que estavam a bordo da embarcação morreram.
Hoje, sob a orientação do Presidente Trump, o Departamento de Guerra realizou mais um ataque cinético letal num navio operado por uma Organização Terrorista Designada (DTO). Mais uma vez, os terroristas agora falecidos estavam envolvidos no narcotráfico no Pacífico Oriental.
– Secretário da Guerra Pete Hegseth (@SecWar) 23 de outubro de 2025
Dados oficiais do governo americano indicam que, até agora, a Operação Víbora apreendeu 45 toneladas de cocaína. Segundo Trump, o objetivo inicial é dissuadir a rota do tráfico no mar. Em seguida, já com a expectativa de que os narcotraficantes mudem de estratégia, o presidente pedirá ao Congresso americano autorização para executar ações militares por terra.
Lula, no entanto, critica a forma como Trump lida com o tráfico internacional de drogas: “Você não fala que vai matar as pessoas. Você tem que prender as pessoas, julgar as pessoas, saber se a pessoa estava ou não traficando, e aí você pune as pessoas de acordo com a lei. É o mínimo que se espera de um chefe de Estado.”

Deixe o Seu Comentário