A Petrobras aprovou um plano de missão voluntária que pode contemplar até 1,1 mil funcionários do quadro da companhia. A medida foi avaliada pelo conselho de administração da estatal e divulgada nesta segunda-feira (3). A empresa prevê que as demissões deverão acontecer ao longo de 2026.
A companhia explicou que o Programa de Desligamento Voluntário (PDV) é direcionado a até 1,1 mil funcionários que se aposentaram pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) antes da promulgação da Emenda Constitucional 103/2019, em 12 de novembro de 2019.
Mais conhecida como reforma da previdência, a emenda alterou o sistema de previdência social e distribuiu regras de transição e disposições transitórias.
A companhia justifica que o PDV é uma ferramenta de gestão pessoal que “oferece aos aposentados uma oportunidade de transição de carreira ao mesmo tempo que contribui para a renovação contínua e gradual dos quadros da companhia”.
No comunicado aos investidores não qual anunciou a aprovação do PDV, a companhia não informa o custo do programa.
“O impacto financeiro será reconhecido nas projeções contábeis à medida que as adesões foram efetivadas”, explicou a Petrobras, que tem 41,7 mil trabalhadores.

Deixe o Seu Comentário