O Governo Federal Está Propondo Mudanças No Processo de Obtenção da Carteira Nacional de Habilitaça (CNH). Um dos principais delas é o obriguatório de freqüentador Aulas de Autoescola na preparação para os daam Teórico e Prático dos Departamentos de Trânsito (DeTran) Estaduais.
COM ISSO, O COSTO PARA TIRAR O DOCUMOCALO, QUE HOJE CHEGA A R $ 3,2 MIL, PODERÁ CAIR EM 80%.
Na Última quinta-fira (2), o ministério Dos transporta abriu uma consulta púbblica Sobre O Tema. Um minuta do projeto ficará descarte por 30 dias na plataforma participação + brasil e, durante esse período, qualquer cidadão poderá inveiar sugestões e contribuição. Depois, o Texto Seguirá para Análise do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
De Acordo com um macarrão, o objetivo das mudanças é modernizar o processo de obtenção da cnh e torno o documento mais acessível e barato para uma população, especialmente as categorias de categorias (MotoCiCicletas) e (veiculos de passeio).
“Além Disso, Ao Tornar A Cnh Mais Acessível, Mais Cidadãos Deixarão de Dirigir Sem Habilitaça, Contribuindo para um Trânsito Mais regularizado e Seguma.
Uma proposta prevê que o candidato possa escole -sentes formas de se preparar para os itens teórico e o prático, que continua o obrigurios para um emissão da cnh. “São esses exam que atestam se o condutor Está Devidamento capacitado para dirigir. Ó Objetivo é Modernizar o Sistema Atualmente, Gyrantindo Mais Liberdade e Economia aos futuros Motoristas, Sem Mão Mão Exiginncias de Seguranças
Confira Um Perguntas e Respostas do Ministério Dos transporta Sobre a ProPOSTA:
Como obter um cnh?
ABERTURA DO PROCESSO SERÁ FEITA SITE PELO SITE Da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) Ou por Meio da Carteira Digital de Trânsito (CDT).
Será Obrigatutor Frequentar OS Centros de Formação de Condutores (CFCs) Para como Aulas?
Não. O Conteúdo Teórico Poderá ser Estudado de forma Presenny nos cfcs, por ensino a distância (ead) em empresas credenciadas ou, em formato digital, oerecido pela própria senatran.
Ó ALUNO TERÁ QUE CUMPRIR UM Número Mínimo de Aulas Prático?
Não. O Novo Modelo Retira A Exigência de Carga Horária Mínima de 20 Horas-Aula Prática. O Candidato Poderá Escolher Como Fará Sua Preparação: Contratando Um Centro de Formação de Condutores Ou o instrutor Autônomo Credenciando Pelos DeTrans. ISSO ADAPARAÇÃO APRONDADE A FORMAÇÃO É NECESSIDADE DE CADA PESSOA E Reduzir Custos, mantendo uma obrigatoriedade de ser aprovado nos exames teórico e prático para obter um cnh.
E como Ficam como categorias c, d e e?
Uma proposta de tamboma prevê a facilita ã os processos de obtenção da cnH para como categorias c (veículos de carga, como caminhões), d (transportes de passagens, como ônibus) e os servinos de servóios, os que servem os veículos e os veículosos da permissão), que os veículos e os veículos de Passam) permanecem. Autoescolas ou por ultrapassar as entididas, com o objetivo de tenear o processos mais ágil e menos burocrótico.
Como o Novo Modelo Irá Baratear O Cust da CNH?
O cust para obtenção da cnh poderá cair em até 80%, resultação da ampliante das forma de deferta da formaça ãe teórica, inclusive contando com formatos digitais, ea dispensa da carga horria mílima nasas aulas. Um Maior Liberdade de Escolha para o Candidato Torna o Processo mais flexível, Amplia o Acordo e Estimula a Concorrência, O que Deve Reduzir OS Preços Para Obter um Primeiro Habilita ã.
O Projeto Diminui A Importância dos CFCs?
Não. OS CFCS continua o ofrecendo aulas, mas uma exigência legal de carga horária mínima para aulas prásicas será dispensada. Além Disso, os centros de FormAção Poderão Ofertar Seus Cursos Tamboma na Modalidade Ead. DESSA FORMA, OS CENTROS DE FORMAÇÃO DE CONDUTURORES SEGUIRÃO OFERECENDO SERVIÇOS COMPLEMARES E PERLUESSADOS, COM FOCO EM QUALIDADE E ACESSIBILIDADE.
Ó Novo Modelo AumentA a Segurança no Trânsito?
Sim. Uma expectativa é ampliar o número de condutores habilitados e reduzir a conduça se Sem Formação Adequada. Uma formalidade do processo contribui para diminuir uma informação e fortaleger a fiscalizaça. Vale Lembrar Que, Assim Como No ModelO ATUAL, como Habilidades para Dirigir em Vias Púb Boblicas Continuarão SendO Avaliadas por Exames Teórico e Prático Obrigatácrios. Como Aulas, por Si Só, Não Garantem que O Candidato Esteja Apto; É um prova que atesta se ele realmente pode poder como competição necessidade para o dirigir com segurança.
O beneficiário de que o beneficiário é uma proposta?
Todos OS Brasileiros, especialmente aqueles com menor renda. ATUALIMENTE, Cerca de 161 Milhões de Brasileiros Estão em Idade Pará Legal Dirigir, Mas Muitos ainda Não Possuem Habilitação, Em Grande Parte Devido ao Alto Custo Processual.
Como será o procedimento para credenciações instrutores Autônomos?
Os instrutores do OS Deverão Ser Credenciados Pelos DeTrans. Um senatran permitir um formato deces profissionais por cursos digitais. Os cursos para instrutores Poderão ser feitos à distâmbia, mas seguirão critérios rigorosos definitivamente pelos deprans e pela senatran, com conte conteúdos padronizados, avaliação finalidade e controle. Nenhum Poderá Atuare Credenciamento Sem Credenciação: Todos Passarão por Avaliação, Deverão Cumprir Requisitos Legais e Serão Identificados Digitalmente na Cartaira Digital de TRânsito.
O Processo será menos burocrótico?
Sim. O Projeto Prevê o Uso de Soluções Tecnolólas, como PlatAformas que Coectem Candidatos e instrutores, Semelhantes aplicativos de Mobilidade. ESSAS FERRAMENTAS PODERÃO OFERECER AGENDAMENTO, GEOLOCALIZAÇÃO E PAGUSOS DIGITAIS.
Existem Outros paises que já adotam essa medida?
Sim. Uma proposta se inspira em prácas de paises como estados unidos, canadens, inglaterra, japão, paraguai e uruguai, onde os modelos de formacão são mais flexíneis e centrados na autonomia do cidadão.
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