UM TV Brasil sim Rádio Nacionalemissoras públicas da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), lançam Trio de Ataqueum novo programa semanal que combina a tradição do bom debate futebolístico com um formato dinâmico, do pela conversa aberta, pelo humor inteligente e pela análise crítica que vai além das quatro linhas. O time de apresentadores é formado por grandes nomes do jornalismo esportivo brasileiro: Juca Kfouri, José Trajano e Lúcio de Castro. A estreia é na segunda-feira (26), às 18h, na TV Brasil e no YouTube da emissora, e às 20h em toda a rede da Rádio Nacional.
“Este novo programa reforça o compromisso da EBC com um jornalismo esportivo que não se limita ao resultado e ao entretenimento. Não Trio de Ataqueo futebol funciona como instrumento para reflexões mais profundas sobre questões sociais, culturais e do cotidiano, impulsionando debates que estimulam o pensamento crítico do público”, afirma o presidente da EBCAndré Basbaum.
Um dos eixos centrais da atração é a valorização da memória esportiva brasileiracom destaque para a história da Rádio Nacional. A iniciativa inclui referências a crônicas esportivas, narrações históricas e quadros que resgataram momentos marcantes do futebol.
Além das análises, o programa também abre espaço para debates sobre cultura, música, cotidiano e manifestações populares. A cobertura do futebol feminino e dos campeonatos estaduais transmitidos pela EBC também integra a linha editorial, reforçando o compromisso da comunicação pública com a diversidade de modalidades e valorização do esporte nacional.
“O que é legal desse programa é que é um encontro de amigos e pessoas que convivem juntas há muito tempo. Vai ser uma grande conversa semanal em que vamos tratar de futebol, mas também de política, música, literatura.
Lúcio de Castro comenta sobre a alegria que é reencontrar Trajano e Juca Kfouri em cena. “Temos uma história juntos, e ela é retomada agora com a mesma alegria e empolgação. Em um cenário de jornalismo na área de esportes em que vigora uma censura velada e uma autocensura, em detrimento do jornalismo e a favor do negócio da indústria do esporte, estamos em espaço onde falaremos de tudo. E de. Vamos fazer jornalismo, mas também com leveza. E no programa vai caber tudo. Qualquer assunto, como é do gosto desse Trio de Ataque”, afirma.
“José Trajano, Lúcio de Castro e eu estamos prontos para nos divertir e divertir a audiência de nossos canais públicos com jornalismo comprometido com a cidadania e a defesa da democracia, no esporte e na vida, como deve ser”, declara Kfouri.
Mudanças na programação
Com a estreia de Trio de Ataqueum TV Brasil promove ajustes pontuais em sua grade de programação às segundas-feiras. Apenas nesses dias, as atrações Brasil Visto de Cima (18h) e Estádio (18h30) é permitida a exibição.
Perfis dos apresentadores
Juca Kfouri
Juca Kfouri é um dos jornalistas esportivos mais respeitados do Brasil, com mais de 40 anos de carreira. Iniciou sua trajetória na Folha de S.Pauloparticipando como repórter e colunista, e também passou pelo O Estado de S. Paulocontribuindo com análises elaboradas sobre futebol e política esportiva. Na televisão, participou de programas como Esporte Interativoalém de colunas e debates em canais esportivos de grande alcance. No rádio, construiu uma audiência fiel com comentários críticos e bem fundamentados, abordando ética, racismo, corrupção e desigualdade no esporte. Autor de livros e ensaios, Kfouri transforma o futebol em instrumento de reflexão social.
José Trajano
Trajano possui mais de 30 anos de experiência no jornalismo esportivo, atuando em televisão, rádio e imprensa escrita. Trabalhou na TV Cultura, apresentando programas especiais ao público jovem e esportivo, e teve passagens marcantes pelo SporTV, SBT e Canal Premiere, além de colaborar com jornais como o Lança!. No rádio, destaque-se por transmitir análises complexas de maneira clara e acessível, aproximando o público do conhecimento técnico e estratégico do esporte. Reconhecido por sua clareza, didática e adição, Trajano complementa a análise crítica de Kfouri, formando uma dupla sinérgica que combina provocação, conhecimento e empatia com o público.
Lúcio de Castro
Lúcio de Castro é jornalista investigativo com ampla experiência em apuração crítica de temas esportivos, sociais e políticos relacionados ao esporte. Atuoso no Globo Esporte, O Estado de S. Paulo e em plataformas digitais especializadas, além de participar de programas de TV e rádios voltadas à análise investigativa. Sua atuação é caracterizada pelo rigor na verificação de informações e pela capacidade de contextualizar o esporte dentro de temas mais amplos da sociedade, trazendo profundidade à discussão. Reconhecido por seu olhar investigativo, Lúcio reforça o caráter educativo e reflexivo do programa, garantindo que o público compreenda o impacto social, político e cultural do esporte.
Ao vivo e Sob demanda
Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica. Sintonizar:
Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site por aplicativo não smartphone. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV:
Serviço
Trio de Ataque – novo programa da TV Brasil e Rádio Nacional.
Estreia dia 26/1, às 18h na TV Brasil e YouTube do canal, às 20h na Rádio Nacional.
TV Brasil na internet e nas redes sociais
Site – https://tvbrasil.ebc.com.br
Instagram – https://www.instagram.com/tvbrasil
YouTube – https://www.youtube.com/tvbrasil
X – https://x.com/TVBrasil
Facebook – https://www.facebook.com/tvbrasil
TikTok – https://www.tiktok.com/@tvbrasil
TV Brasil Play
Rádio Nacional na internet e nas redes sociais
Site: https://radios.ebc.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/radionacionalbr
Spotify: https://open.spotify.com/user/vpj3k8ogjwf1nkv4nap3tlruv
YouTube: http://youtube.com/radionacionalbr
Facebook: https://www.facebook.com/radionacionalbr
Tópicos: https://www.threads.com/@radionacionalbr
Transmissão: https://aovivo.ebc.com.br/embed-audio.html?emissora=radio-nacional-do-rio-de-janeiro
WhatsApp Nacional
– Rádio Nacional FM: (61) 99989-1201
– Rádio Nacional AM: (61) 99674-1536
– Rádio Nacional da Amazônia: (61) 99674-1568
– Rádio Nacional do Rio de Janeiro: (21) 97119-9966
Saiba como sintonizar a Rádio Nacional
Brasília: FM 96,1 MHz e AM 980 Khz
Rio de Janeiro: FM 87,1 MHz e AM 1130 kHz
São Paulo: FM 87,1 MHz
Recife: FM 87,1 MHz
São Luís: FM 93,7 MHz
Amazônia: 11.780KHz e 6.180KHz OC
Alto Solimões: FM 96,1 MHz
Celular – App Rádios EBC para Android e iOS

Deixe o Seu Comentário