O senador Rodrigo Paz, do Partido Democrata Cristão (PDC), presidente eleito da Bolívia, disse nesta segunda-feira (20) que está entrando em contato com os governos de vários países, entre eles o Brasil, para garantir o abastecimento de combustíveis no país andino, que vive uma grave crise de escassez do produto.
“Estamos conversando especialmente com o governo dos Estados Unidos. Acho isso muito importante. Conversamos com o secretário-adjunto do governo americano”, disse Paz em entrevista coletiva em La Paz, fazendo referência a Christopher Landau, vice-secretário de Estado dos Estados Unidos.
“Estamos iniciando publicamente as negociações para que, juntamente com países amigos como Brasil, Uruguai, Paraguai e Argentina, eles possam colaborar conosco a partir de 9 de novembro [data da sua posse] para resolver enquanto filas que temos com o problema dos hidrocarbonetos”, acrescentou.
“Esta manhã, fizemos várias ligações para essas nações amigas para atingir esse objetivo”, afirmou Paz.
O senador de centro-direita venceu no domingo (19) a eleição presidencial da Bolívia, derrotando Jorge “Tuto” Quiroga, da coalizão de direita Livre, num pleito em que o partido Movimento ao Socialismo (MAS), depois de quase 20 anos governando o país, sequer conseguiu chegar ao segundo turno.
A falta de combustíveis é uma das explicações para a população excluída ao MAS: a escassez é tão grande que os juízes eleitorais da Bolívia declararam a poucos dias do segundo turno que a distribuição das urnas eleitorais estava comprometida.
Deixe o Seu Comentário