• Anuncie
  • Contato
  • Home
  • Política
  • Política de privacidade
  • Quem Somos
  • Trabalhe Conosco
  • Menu
    • Política
    • Economia
    • São Paulo
    • Brasil
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Saúde
    • Mundo
    • Tecnologia
    • Vídeos
  • Política de privacidade
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Menu
    • Política
    • Economia
    • São Paulo
    • Brasil
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Saúde
    • Mundo
    • Tecnologia
    • Vídeos
  • Política de privacidade
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Entenda a crise recente entre Equador e Colômbia

Por Redação
18 de março de 2026
Em Entretenimento
A A
Entenda a crise recente entre Equador e Colômbia
Twitter1128254686redacaobcn@gmail.com



A descoberta na Colômbia de uma bomba não detonada na fronteira com o Equador, que, segundo o presidente Gustavo Petro, foi lançada em um bombardeio vindo do território vizinho, tensionou ainda mais as relações entre os dois países, que estão envolvidos em uma guerra comercial desde fevereiro.

Por volta da meia-noite, Petro declarou em uma reunião de gabinete televisiva que seu país havia sido bombardeado, após uma bomba ter sido encontrada perto da fronteira com o Equador.

“Uma bomba lançada de um avião foi encontrada. Os métodos utilizados serão investigados minuciosamente, muito perto da fronteira com o Equador, o que de certa forma confirma minhas suspeitas, mas é preciso investigar bem, porque estamos sendo bombardeados a partir do Equador e não são os grupos armados”, disse ele.

O presidente também sugeriu que pediu ao seu homólogo americano, Donald Trump, em um telefonema na semana passada, que “tomasse providências e ligasse para o presidente do Equador”, porque seu país não quer “entrar na guerra”.

Confronto verbal

O presidente Daniel Noboa negou na terça-feira a acusação de Petro e afirmou que as recentes operações militares de seu país contra o crime organizado perto da fronteira com a Colômbia, com o apoio dos EUA, ocorrem em território equatoriano.

“Presidente Petro, suas declarações são falsas; estamos agitados em nosso território, não no seu”, disse Noboa no X, onde acusou a Colômbia de abrigar a família do narcotraficante e chefe do crime organizado José Adolfo Macías Villamar, vulgo Fito, bem como ex-candidata presidencial do movimento Correísta Luisa González.

O presidente equatoriano acrescentou que “enquanto na Colômbia está dando espaço à família de ‘Fito’, que cruzou a fronteira durante o toque de inserção nacional, coincidentemente ao mesmo tempo que a ex-candidata Luisa González”, seu governo continuará “limpando e reconstruindo o Equador”.

O confronto verbal não cessou e o presidente colombiano respondeu no X que os bombardeios na região da fronteira deixaram “27 corpos carbonizados”, sem dar detalhes dessa informação, e afirmou que a explicação sobre os ataques “não é crível”, em aparente referência à declaração de Noboa.

“Há 27 corpos carbonizados e a explicação não é crível. As bombas estão no chão perto de famílias, muitas das quais decidiram substituir pacificamente suas plantações de coca por culturas legais”, escreveu o presidente colombiano.

Guerra comercial e luta contra o narcotráfico

Essa nova controvérsia surge em meio à proteção das relações entre Bogotá e Quito, marcada por uma guerra comercial iniciada em janeiro pelo presidente do Equador, que impõe uma “taxa de segurança” de 30% sobre produtos colombianos, posteriormente elevada para 50%.

A Colômbia respondeu com tarifas sobre ofertas de produtos e suspendeu o fornecimento de eletricidade ao Equador, enquanto o país andino aumentou o custo do transporte de petróleo bruto colombiano através de seus petróleos.

Da mesma forma, na semana passada, o Equador e os EUA discutiram um acordo que formaliza a abertura do primeiro escritório do FBI (Departamento Federal de Investigação) no país, que terá como objetivo apoiar o combate aos grupos internacionais do crime organizado.

Este acordo complementa as operações militares conjuntas que ambos os países iniciaram no início deste mês no Equador contra organizações “terroristas”, nas quais bombardearam e destruíram um campo de treinamento dos Comandos de Fronteira, um grupo dissidente das guerrilhas colombianas das FARC.

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
Tags: BrasilColômbiacriseEntendaentreEquadorGazeta do PovomundoNotíciaspolíticarecente
Postagem Anterior

Tráfego em Angra dos Reis: três homens são presos na Operação Kira

Próxima Postagem

PF abre inquérito para investigar suspeitas de aumento abusivo dos combustíveis

Próxima Postagem

PF abre inquérito para investigar suspeitas de aumento abusivo dos combustíveis

Deixe o Seu Comentário

PREVISÃO DO TEMPO

Fonte de dados meteorológicos: Wetter 30 tage

ENSINO SUPERIOR EAD

CURSO PROFISSÃO RÁPIDA

INVESTIGADOR PROFISSIONAL 11 98806-4613

TERRENO EM JANAÚBA/MG (38) 9.9154-0000

VENDE – SE BANCO DIGITAL

JASMIRA IMÓVEIS (38) 9.8831-0162

CERTIFICADO DIGITAL SEM SAIR DE CASA

JASMIRA IMÓVEIS (38) 9.8831-0162

INVESTIGADOR DIGITAL 11 98806-4613

Foto: Reprodução

CURSOS ONLINE

  • Anuncie
  • Contato
  • Home
  • Política
  • Política de privacidade
  • Quem Somos
  • Trabalhe Conosco

© 2024 Rede BCN | Todos os direitos reservados. E-mail: redacao@redebcn.com.br

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Menu
    • Política
    • Economia
    • São Paulo
    • Brasil
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Saúde
    • Mundo
    • Tecnologia
    • Vídeos
  • Política de privacidade

© 2024 Rede BCN | Todos os direitos reservados. E-mail: redacao@redebcn.com.br

Sair da versão mobile