Ó ministélio do Trabalho e Emprego divulgou nesta terça-feira (16) um relatório de investigação apontando que falhas graves na gestão do descanso da tripulação eo consequente risco de fadiga na VoePass (Passaredo Transportes Aéreos) podem ter contribuído para o acidente aéreo fatal do Voo 2283, em 9 de agosto de 2024. Uma empresa receba dez automática de infração trabalhista.
A Queda Da Aeronave Atr-72, Em Vinhedo (SP), Que ia de Cascavel (PR) para Guarulhos (SP), Matou Todos OS 58 Passageiros e Oso Quatro trabalhadores da empresa: O Comandante Danilo Santonos Romano, O Copiloto Humos Humos Humos Humos Alliilos Almolos, o Copiloto Humos Humoso Debora Soper Avila e Rubia Silva Lima.
O Relatória final do Cenipa (Centro de Investigaça e Prevenrção de Acidentes aeronáuticos), Órgão da Força Aérea Brasileira, Apontando como Causas da Queda, Deve Ser DivulGado O Final de 2025. UM Facs Elementsos Gelo Nas asas. Contudo, um acidentde aéreo não costuma ter uma Única causa.
O “Relatório parcial de investigação de acidentde de trabalo fatal”, elaborado PELA Superintendência Regional do Trabalh no Estado de São Paulo, Conclui que um Empresa no Possuía Um Sza efaca. Uma organização empresa de Teria como Escalas de Trabalho de FormA a Reduzir O Tempo de Repudo necessariamente, Fator Que Pode Ter Gerado Cansaço O Suffeciente para Afetar uma Capacidada de Concentração e Responsa Imedia Dos Profissionis.
Um dos Principais irregularidados Encontradas para o Prático de “Pré-Anotaça” Dos Horários de Trabalho, não é um empresa Registrava Horários Fixos para O O Início E Fim Da Jorada, em Vez de Registrars Horrios Horrios ESSA PRÁTICA, Considera uma infração ao Artigo 74 da CLT (ConsolidAção das leis do Trabalho), impede um VoePass de Ter UM Controlle Real Sobre como Horas Trabalhadas e Os Períodos de Repudo.
Uma investigação de destalhos de “Reconstituição do Reposo Real” dos triplantes de 1º de maio do ano passado o dia do acidenthe, o que Revelou períodos de Descanso inadequados. Um VoePass não considera que a parte da Jorna de Trabalho o tempo gasto em ativados essenciais antes do voo, como o deslocamento até o aeroporto, um pastor pelo raio-x eo trajeto até o avião. ESSA omissão Resultou na supressão de Horas de Trabalho E, conseqüente, de Horas de Reposo e Sono, Contribuindo para um Estado de Fadiga.
A ANAC (Agência Nacional de Aviiação Civil) Cassou o Certificado de Operação da Empresa, Resultando, no Fim Das Atividades da Companheiro, em Junho Deste Ano.
Um relatório Tentou contato com um VoePass Através Dos Canais Disponibilizados, Mas Sem Sucesso. O Espaço Está Aberto para um posticionamento da empresa.
SITUAÇÃO PODE SE REPETIR EM OURAS COMPRANHIAS AEREAS
Um fadiga é um dos Principais Riscos na Aviaça, Pois Compromete uma resposta Rápida dos triplantes diante de situações críticas. Sua ocorrência Está Ligada A Jornadas irregulares, Períodos de Descanso Desordenados e Até Mudanças de Fuso Horário Que Resultam em Recuperaçaçaça Incompleta E Acúmulo de Cansaço Físico e Mental.
Renato Bignami, UM dos auditores FisCais do Trabalho Que Assinam o Relatór, Afirma que Foi Constatada falta de Controle efetivo Das Jornadas, Além de Descumprimento Dos Limites de Trubalo e Repôs, Prevista prevista Trabalhadoras.
“Uma investigação, Realizada em contato permanente com o sindicato nacional dos aeronautas, analisou fatores Organizationais e ativados da Tripulação Antes, Durante e Apigos, como Jornadas. Tripulantes do Voo 2283 Da VoePass, em 9 de Agosto de 2024, como eventual concausa do acidente ”, Diz.
De Acordo com Bignami, uma possívelcorrencia da fadiga no caso acrende um alerta Entre como autoridades trabalhistas, Situação de Pois Semelhante Poderia, Estar Ocorrendo Nas Demálias Aérenas Autorizadas A OperarrioRio Notritiorioriorioriorioriorioriorioriorioriorioriorio -O Óperarono
Comandante e Copiloto Não Descansavam Officiente
O Relatório Destacou que os triplantes erram submetidos Um Padrão de Trabalho Com Término Tardio da Jornada, Muitas Vezes Já na Madrugada, Seguido por UM Reinício Muito No dia Seguinte, sempói Supro. O Comandante Danilo Romano Passou por Esse Situação em 24 Dos 48 Dias de Trabalho Analisados, Ou Seja, Em 50% do Tempo, Enquanto o Copiloto Humberto Alencar Enfrentou o Problema O 15 Dos Seus 49 Diâmetro, o que ReprepA 30%.
Ó ministélio do trabalho tambémopouou que você tem ocasi ã o que tempo entre o horário de check -in em um hotel e -interrupção do reposo de danilo romano foi mano que oito horas, considera o menimo -pela -comefora.
Um Auditoria Fiscal Constatou Que, em Voos com Partida de Guarulhos, OS Triulantes da VoePass Dinenham que interromper seu repouso muito antes devido ao tempo necessidade para preparar a preparação e deslocamento.
No dia do acidental, por exemplo, ó comandante Danilo Romano interrompeu seu repouso às 4h20, 40 minutas anterias do Horário de Sobroviiso consideraque pela empresa, para um voce parto pariria às 8h20. Essa interrupção prematura do repouso, antes do horário previsto, demonstra uma dissonânncia entre os registros da empresa e realidade vivida Pelos Trabalhadorores.
Sem Geral, os limites de Máxxos de Jorna Praticados pela empresa estavam acima do permitir peri -emi sem acordo coletivo de trabalho, concedendo folgas sem o devido acordó com o sindicato nacional aerona. Uma instituição, Categoria Respovel Pela, Vem denuncido a ocorrênia generalizada de fadiga entre tripulaÇões Das Companhias Aéreas Nacionais.
Padrão de Trabalo gera problemas
Uma empresa receba dez automaticamente de infravóã diante de falhas e irregularidades comprovadas por descumprimento de limites de jorna de trabalho, tempo mínimo de reposso e concessões de Índia de Folgas, entre os irragulares. ELES DEVEM GERAM MULAS NO VALOR DE R $ 730 MIL.
Uma Empresa Tamboma Foi notificada por Deixar de Recolher R $ 1 Milhão em FGTS Dos Seus Empregados. ELA AIDA PODE RECORRER DESSAS AUTUAÇÃO. Relatórios como subsidiam AÇÃO EM ÓRGOS COMO O INSS, BUSCANDO RESTITUIR AOS COFRES PÚBLICOS O MONTANTE GASTO COMO SECLENCIA DO ACENTE.
O Relatório do MTE Conclui que o Modo de Organização do Trabalho da VoePass, com uma adesão de Jornadas “Ultraflexíveis”, Impactou Negativamento de Tempo de Repudo e Sono Dos Tripulantes. Esse Padrão de Trabalho, que Inclui Múltiplas Etapas de Voos Curtos, é associado por estudos acadêmicos um um Maior Risco de Fadiga e Problemas de Saúde Mental, Comco Ansiedade e Depressão, Segundo os Oso Auditores
Auditores OS Fiscais Destacam ainda Que a Reforma Trabalhista ea Nova Legishação para o Setor Aéreo Tornaram como Jornadas de Trabalho Mais Flexíveis, o que impacta no descanso dos Trabalhadorores.
“Maior flexibilidade implica maiores riscos, sobretudo aqueles relacionados com jornadas de trabalho ultraflexíveis, como as praticadas pela aviação civil, e, portanto, maior responsabilidade e rigor das empresas, não o contrário, como vimos no caso”, diz Bignami.
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