• Anuncie
  • Contato
  • Home
  • Política
  • Política de privacidade
  • Quem Somos
  • Trabalhe Conosco
  • Menu
    • Política
    • Economia
    • São Paulo
    • Brasil
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Saúde
    • Mundo
    • Tecnologia
    • Vídeos
  • Política de privacidade
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Menu
    • Política
    • Economia
    • São Paulo
    • Brasil
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Saúde
    • Mundo
    • Tecnologia
    • Vídeos
  • Política de privacidade
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Sem Eduardo e Zambelli, PL aposta em vereadores para 2026

Por Redação
31 de dezembro de 2025
Em Notícias
A A
Sem Eduardo e Zambelli, PL aposta em vereadores para 2026
Twitter1128254686redacaobcn@gmail.com


A ausência de seus principais puxadores de voto em São Paulo forçou a cúpula do PL a redesenhar a estratégia para a eleição de 2026. Sem Eduardo Bolsonaro e Carla Zambelli — os dois deputados federais mais votados da sigla no estado em 2022 — e após a saída de nomes como Ricardo Salles e Guilherme Derrite, o partido do ex-presidente Jair Bolsonaro passou a apóstar em vereadores e deputados estaduais como alternativa para proteger uma bancada robusta na Câmara dos Deputados.

Em 2026, Zambelli não poderá disputar a reeleição por ser inelegível. Atualmente, um ex-parlamentar está preso na Itália e recentemente renunciou ao mandato em 14 de dezembro. Já Eduardo Bolsonaro permanece nos Estados Unidos e já sinalizou que não pretende voltar ao Brasil. O filho do ex-presidente teve o mandato atual cassado por uma decisão da Mesa da Câmara, mas manteve sua elegibilidade.

Com relação aos nomes que saíram do PL, a lista inclui ainda Ricardo Salles, quarto mais votado do PL em São Paulo na última eleição, que migrou para o Novo, e Guilherme Derrite, que deixou a legenda para se filiar ao PP e hoje é cotado para disputar o Senado.

Juntos, os quatro deputados mais votados do PL em São Paulo em 2022 somaram 2,56 milhões de votos — cerca de 48% do total obtidos pela sigla no estado para a Câmara.

Os especialistas avaliam que a perda simultânea desses nomes pode ter impacto direto na capacidade do partido de transformar votos em cadeiras. Para o advogado Roosevelt Arraes, membro da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (Abradep), o sistema proporcional brasileiro favorece candidaturas capazes de concentrar grandes votações.

“No sistema proporcional, o puxador de votos é aquele candidato que, por prestígio social, apoio político, econômico ou midiático, obtém uma votação muito acima da média. Esses votos excedentes permitem ao partido atingir o quociente eleitoral mais de uma vez e eleger outros candidatos da mesma legenda”, explica.

Diante do novo cenário, o comando do PL passou a olhar para a base municipal como forma de compensar a ausência de seus principais puxadores. A estratégia inclui lançar vereadores de São Paulo como candidatos à Câmara dos Deputados em 2026. Dos sete parlamentares municipais da sigla na capital paulista, ao menos quatro são cotados para a disputa, entre eles Lucas Pavanato e Zoe Martinez, ambos em primeiro mandato na Câmara Municipal.

A avaliação interna é que, embora esses nomes não tenham o mesmo poder de mobilização eleitoral de Eduardo Bolsonaro ou Carla Zambelli, eles podem ajudar a manter o partido competitivo no cálculo do quociente eleitoral, sobretudo se conseguirem ampliar a votação em nichos específicos e conquistar apoio nas redes sociais. Arraes pondera, no entanto, que a ausência de puxadores torna uma estratégia mais arriscada.

“Quando o partido perde seus puxadores de voto, a tendência é que ele tenha mais dificuldade de conseguir cadeiras. Ele passa a depender de uma disputa muito mais intensa entre candidatos medianos, em que qualquer voto faz diferença”, afirma o especialista em Direito Eleitoral.

VEJA TAMBÉM:

  • Hugo Motta cassa Eduardo Bolsonaro e Ramagem sem previsão legal

  • Motta diz que mesa cassou Ramagem e Eduardo para evitar “estresse institucional”

Com as baixas do PL, candidatura de Flávio Bolsonaro pode ajudar na formação da bancada

Em 2022, o PL elegeu a maior bancada federal paulista, com 17 das 70 cadeiras da Câmara. Parte desse desempenho foi atribuída diretamente aos puxadores de voto. Carla Zambelli, por exemplo, obteve quase 950 mil votos — votação suficiente para garantir ao partido mais duas cadeiras. Eduardo Bolsonaro, com 741.701 votos, ajudou a eleger ao menos mais um deputado.

Além das saídas já confirmadas, o PL também perdeu o deputado Tiririca, que deixou a legenda, filiou-se ao PSD e transferiu seu domicílio eleitoral de São Paulo para o Ceará, onde pretende disputar um novo mandato em 2026. Outra possibilidade ventilada nos bastidores é o lançamento do nome de Renato Bolsonaro, o irmão do ex-presidente, que foi candidato a prefeito em Registro (SP) em 2024, mas acabou bloqueado.

Com essas baixas, o presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto, tem sinalizado que a candidatura do senador Flávio Bolsonaro (PL-SP) à Presidência pode ser um ponto positivo para o fortalecimento da bancada. Como cabeça de chapa, o filho do ex-presidente vai dar mais visibilidade aos candidatos da sigla ao Congresso.

O objetivo de Costa Neto é ampliar a bancada do partido no Congresso, elegendo ao menos 120 deputados e 20 senadores. Hoje, a bancada na Câmara tem 87 membros, e o Senado, 15. O próprio presidente da sigla já sinalizou aos aliados que estão disponíveis para retornar à Câmara dos Deputados — cargo ao qual renunciou em 2013 após expor o escândalo do mensalão.

“Sem dúvida nenhuma, Jair Bolsonaro é o grande puxador de votos. Ele é um eleitor. Se fosse candidato, venceria as eleições. Ele tem erros, como todos nós, mas sua energia é impressionante. Atrai multidões em qualquer região do país. Flávio ainda não tem esse mesmo carisma, mas vamos trabalhar com o que temos hoje”, disse Cabo Gilberto (PL-PB), líder da oposição na Câmara, à Gazeta do Povo.

Fundo partidário e poder de barganha entram na conta

Além dos vereadores, o PL cogita lançar deputados estaduais com bom desempenho eleitoral, como Major Meca e Gil Diniz, para disputar as vagas no Congresso em 2026.

Segundo membros do partido, o objetivo do ex-presidente Jair Bolsonaro é eleger uma maioria no Senado, com a intenção de abrir processos de impeachment contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), enquanto Costa Neto precisa garantir uma bancada expressiva na Câmara para preservar recursos e influência institucional.

Além do impacto eleitoral, a redução da bancada pode afetar o acesso do PL aos recursos públicos. Como explica o advogado Roosevelt Arraes, o fundo partidário é distribuído de acordo com a votação para deputado federal, enquanto o Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) considera votos e cadeiras tanto na Câmara quanto no Senado.

“Quando o partido perde puxadores de votos, normalmente a diminuta bancada. Isso significa menos votos, menos cadeiras e, consequentemente, menos recursos do fundo partidário e do fundo eleitoral”, disse.

O especialista lembra que as alterações na legislação reduziram distorções históricas, como o chamado “efeito Tiririca”, quando candidatos com votação inexpressiva eram eleitos devido a um puxador muito forte. Desde 2015, para ocupar uma vaga, o candidato precisa atingir pelo menos 10% do quociente eleitoral.

“Hoje existem limites para evitar que alguém com votação irrelevante seja eleito apenas por causa do puxador. Ainda assim, o puxador de votos continua sendo central para o partido atingir o quociente e ampliar sua bancada”, explica Arraes.

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
Tags: Apostacâmara dos deputadosCapitão Derritecarla zambelliDeputado FederalEduardoEduardoBolsonaroeleiçõesflavio bolsonaroFundo EleitoralJairBolsonaroLucas Pavanatopararicardo sallesSão PauloSEMSTFTIRIRICAVereadoresvotaçãoZambelli
Postagem Anterior

Atleta da Tanzânia vence São Silvestre e Núbia de Oliveira chega em 3º

Próxima Postagem

Bandidos são seguidos por drones até se esconderem após arrombarem carros

Próxima Postagem

Bandidos são seguidos por drones até se esconderem após arrombarem carros

Deixe o Seu Comentário

PREVISÃO DO TEMPO

Fonte de dados meteorológicos: Wetter 30 tage

INVESTIGADOR PROFISSIONAL 11 98806-4613

TERRENO EM JANAÚBA/MG (38) 9.9154-0000

JASMIRA IMÓVEIS (38) 9.8831-0162

CERTIFICADO DIGITAL SEM SAIR DE CASA

JASMIRA IMÓVEIS (38) 9.8831-0162

INVESTIGADOR DIGITAL 11 98806-4613

Foto: Reprodução

CURSOS ONLINE

  • Anuncie
  • Contato
  • Home
  • Política
  • Política de privacidade
  • Quem Somos
  • Trabalhe Conosco

© 2024 Rede BCN | Todos os direitos reservados. E-mail: redacao@redebcn.com.br

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Menu
    • Política
    • Economia
    • São Paulo
    • Brasil
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Saúde
    • Mundo
    • Tecnologia
    • Vídeos
  • Política de privacidade

© 2024 Rede BCN | Todos os direitos reservados. E-mail: redacao@redebcn.com.br

Sair da versão mobile