• Anuncie
  • Contato
  • Home
  • Política
  • Política de privacidade
  • Quem Somos
  • Trabalhe Conosco
  • Menu
    • Política
    • Economia
    • São Paulo
    • Brasil
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Saúde
    • Mundo
    • Tecnologia
    • Vídeos
  • Política de privacidade
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Menu
    • Política
    • Economia
    • São Paulo
    • Brasil
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Saúde
    • Mundo
    • Tecnologia
    • Vídeos
  • Política de privacidade
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Sem Resultado
Ver todos os resultados

PT tenta atualizar militância nas redes sociais enquanto defende regulação

Por Redação
14 de outubro de 2025
Em Notícias
A A
PT tenta atualizar militância nas redes sociais enquanto defende regulação
Twitter1128254686redacaobcn@gmail.com


Em mais uma tentativa de recuperar o espaço perdido no ambiente digital, o PT iniciou nesta terça (14) um seminário que reúne lideranças do partido e representantes de plataformas como TikTok, Google/YouTube, Meta (dona do Facebook, Instagram e WhatsApp) e Kwai, numa agenda voltada para formação digital da militância.

O seminário ocorre três meses depois do partido convocar militantes e influenciadores de esquerda para ajudar em publicações a favor do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e políticas do governo. A diferença de engajamento na comparação com os apoiadores da direita é notória — enquanto a primeira se consolida numa comunicação orgânica e de alta performance, o PT ainda tenta encontrar um tom eficaz nas plataformas digitais.

“A renovação da comunicação e a modernização dos meios de diálogo com a nossa base e a sociedade como um todo são compromissos de gestão do presidente Edinho Silva”, explicou o secretário nacional de Comunicação do partido, Éden Valadares.

VEJA TAMBÉM:

  • Oposição aposta em semana decisiva para anistia na Câmara com proposta de Paulinho

Edinho Silva assumiu a presidência do PT em agosto com um discurso de abertura do partido ao diálogo e mais ao centro, contra uma ala petista que pregava uma atuação mais radical à esquerda. Para Valadares, o seminário é um passo dentro de uma estratégia mais ampla que pretende redesenhar a comunicação do PT.

“Os escritórios com as redes sociais são uma oportunidade de qualificação e treinamento da militância, mas também um passo dentro da estratégia do PTech que ainda terá outros momentos. […] A adoção de uma estratégia mais unificada com nossa base e lideranças”, afirmou.

Segundo levantamento da plataforma MonitoraBR, o deputado federal de direita Nikolas Ferreira (PL-MG) é o que tem maior engajamento em suas publicações, com 1,5 milhão de interações por postagem e 17 milhões de seguidores. À esquerda, o registro é de Erika Hilton (PSOL-SP), com 178,6 mil interações por postagem e 3,8 milhões de seguidores.

“A direita emerge como a força ideológica predominante, com 56% dos políticos mais influentes. O centro e a esquerda também marcam presença, mas com dinâmicas de engajamento mútuo”, pontua o MonitoraBR.

A iniciativa surge em meio a uma contradição da atuação do próprio partido: enquanto o PT busca fortalecer a presença nas redes sociais e adota estratégias semelhantes à militância digital de direita, por outro lado segue defendendo publicamente a regulação das plataformas.

O avanço do PT para tentar se posicionar nas redes sociais também teve uma prévia em meados de julho, quando gastou R$ 189 mil para transferência de vídeos da militância contra o Congresso. Na época, os parlamentares derrubaram o decreto que aumentaria as alíquotas do IOF.

Três vídeos produzidos por inteligência artificial foram impulsionados no Facebook e Instagram, segundos dados abertos de uma ferramenta da própria Meta, proprietária da plataforma.

Os vídeos apresentam referências como a “Tributação BBB”, de bilionários, bancos e apostas; imposto aos “super-ricos” e “quem tem mais paga mais”. Este último foi uma campanha que mais recebeu recursos para impulso, custando R$ 90 mil ao PT.

As produções com o uso de inteligência da artificial mostram personagens que fazem referência a Motta e aos demais parlamentares, como a cobrança de mais impostos da população em geral e menos dos mais ricos e da classe política.

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
Tags: atualizardefendeenquantomilitâncianasPartido dos Trabalhadores (PT)redesredes sociaisregulaçãosociaistenta
Postagem Anterior

Lollapalooza 2026 anuncia Blood Orange e Ruel no line-up

Próxima Postagem

VÍDEOS: RJ1 de terça, 14 de outubro de 2025

Próxima Postagem

VÍDEOS: RJ1 de terça, 14 de outubro de 2025

Deixe o Seu Comentário

PREVISÃO DO TEMPO

Fonte de dados meteorológicos: Wetter 30 tage

TERRENO EM JANAÚBA/MG (38) 9.9154-0000

JASMIRA IMÓVEIS (38) 9.8831-0162

CERTIFICADO DIGITAL SEM SAIR DE CASA

JASMIRA IMÓVEIS (38) 9.8831-0162

INVESTIGADOR DIGITAL 11 98806-4613

Foto: Reprodução
  • Anuncie
  • Contato
  • Home
  • Política
  • Política de privacidade
  • Quem Somos
  • Trabalhe Conosco

© 2024 Rede BCN | Todos os direitos reservados. E-mail: redacao@redebcn.com.br

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Menu
    • Política
    • Economia
    • São Paulo
    • Brasil
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Saúde
    • Mundo
    • Tecnologia
    • Vídeos
  • Política de privacidade

© 2024 Rede BCN | Todos os direitos reservados. E-mail: redacao@redebcn.com.br

Sair da versão mobile