A Genial/Quaest divulgou nesta quarta-feira (15) uma nova pesquisa sobre as intenções de voto para presidente da República em 2026.
Lula (PT) liderou o cenário estimulado de primeira virada com 12 pontos de vantagem para Flávio Bolsonaro (PL). O petista soma 40% das intenções de voto, enquanto o senador vai para 28%.
Na simulação de segundo turno entre os dois, a diferença cai, mas Lula segue na frente. Nos outros cenários, o petista venceria Ronaldo Caiado (PSD), Romeu Zema (Novo) e Renan Santos (Missão).
O instituto também mediu sobre quanto cada pré-candidato é conhecido pelo eleitorado e qual a chance de voto, item que ajuda a entender o potencial de crescimento ou de estagnação de cada nome na corrida. Os mais rejeitados foram Flávio Bolsonaro e Lula.
Os números da pesquisa Genial/Queest para presidente da República em 2026
A pesquisa Genial/Quaest trouxe um cenário espontâneo (quando os nomes não são indicados aos entrevistados) e um cenário estimulado (quando são marcados os nomes de eventuais candidatos para escolha do eleitor).
Lula liderou a pesquisa espontânea
- Lula (PT): 26%
- Flávio Bolsonaro (PL): 14%
- Jair Bolsonaro (PL): 1%
- Outros: 3%
- Indecisos: 54%
*Jair Bolsonaro está inelegível até 2030 após denúncias do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.
Lula também liderou cenário estimulado
- Lula (PT): 40%
- Flávio Bolsonaro (PL): 28%
- Ronaldo Caiado (PSD): 4%
- Renan Santos (Missão): 3%
- Romeu Zema (Novo): 2%
- Cabo Daciolo (Mobiliza): 1%
- Augusto Cury (Avante): 1%
- Joaquim Barbosa (DC): 1%
- Samara Martins (UP): 1%
- Edmilson Costa (PCB): 0%
- Herói Bezerra (PRTB): 0%
- Hertz Dias (PSTU): 0%
- Branco/nulo/não vai votar: 8%
- Indecisos: 11%
VEJA TAMBÉM:
-
“Não vejo Flávio saindo da disputa”, diz Kassab sobre candidatura presidencial
Genial/Quaest simula cenários de segundo turno para presidente
A pesquisa Genial/Quaest simulou quatro cenários de embate de segundo turno, todos com a presença de Lula.
Lula x Flávio Bolsonaro
- Lula (PT): 45%
- Flávio Bolsonaro (PL): 37%
- Branco/nulo/não vai votar: 14%
- Indecisos: 4%
Lula x Romeu Zema
- Lula (PT): 45%
- Romeu Zema (Novo): 35%
- Branco/nulo/não vai votar: 16%
- Indecisos: 4%
Lula x Ronaldo Caiado
- Lula (PT): 45%
- Ronaldo Caiado (PSD): 36%
- Branco/nulo/não vai votar: 15%
- Indecisos: 4%
Lula x Renan Santos
- Lula (PT): 45%
- Renan Santos (Missão): 33%
- Branco/nulo/não vai votar: 18%
- Indecisos: 4%
Conhecimento, potencial de voto e excluídos dos pré-candidatos
A Genial/Quaest disse ainda que os entrevistados conhecem cada pré-candidato e se votam nele, o que permite mapear o teto e o piso de cada campanha.
Lula
- Conhece e vota: 47%
- Não sei: 3%
- Conhece e não votaria: 50%
Flávio Bolsonaro
- Conhece e vota: 38%
- Não sei: 5%
- Conhece e não votaria: 57%
Ronaldo Caiado
- Conhece e vota: 22%
- Não sei: 44%
- Conhece e não votou: 34%
Romeu Zema
- Conhece e vota: 19%
- Não sei: 50%
- Conhece e não votaria: 31%
Renan Santos
- Conhece e vota: 6%
- Não sei: 77%
- Conhece e não votaria: 17%
Joaquim Barbosa
- Conhece e vota: 9%
- Não sei: 73%
- Conhece e não votaria: 18%
Augusto Cury
- Conhece e vota: 8%
- Não sei: 76%
- Conhece e não votaria: 16%
Samara Martins
- Conhece e vota: 3%
- Não sei: 86%
- Conhece e não votaria: 11%
Cabo Daciolo
- Conhece e vota: 7%
- Não sei: 66%
- Conhece e não votaria: 27%
Edmilson Costa
- Conhece e vota: 2%
- Não sei: 88%
Hertz Dias
- Conhece e vota: 1%
- Não sei: 91%
- Conhece e não votaria: 8%
Herói Bezerra
- Conhece e vota: 1%
- Não sei: 89%
- Conhece e não votaria: 10%
Metodologia: A pesquisa Quaest entrevistou 2.004 pessoas entre os dias 10 e 13 de julho. O levantamento foi contratado pelo Banco Genial SA A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. Registro no TSE nº BR-07181/2026.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
UM Gazeta do Povo Publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.
Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, descobertas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Pesquisas publicadas nas eleições de 2022, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considere que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.

Deixe o Seu Comentário