• Anuncie
  • Contato
  • Home
  • Política
  • Política de privacidade
  • Quem Somos
  • Trabalhe Conosco
BCN
  • Menu
    • Política
    • Economia
    • São Paulo
    • Brasil
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Saúde
    • Mundo
    • Tecnologia
    • Vídeos
  • Política de privacidade
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Menu
    • Política
    • Economia
    • São Paulo
    • Brasil
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Saúde
    • Mundo
    • Tecnologia
    • Vídeos
  • Política de privacidade
Sem Resultado
Ver todos os resultados
BCN
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Nunes Marques toma posse como presidente do TSE

Redação Por Redação
12 de maio de 2026
Em Notícias
A A
Nunes Marques toma posse como presidente do TSE
Twitter1128254686redacaobcn@gmail.com



Os ministros Nunes Marques e André Mendonça tomaram posse, na noite desta terça-feira (12), como presidente e vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Nunes Marques e Mendonça foram indicados ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em 2020 e em 2021, respectivamente.

A cerimônia de abertura contou com a apresentação dos chefes dos Poderes, ministros do governo, ministros do STF, parlamentares e políticos, como o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, e o pré-candidato à presidência, Ronaldo Caiado (PSD).

VEJA TAMBÉM:

  • Lula anuncia fim da taxa das blusinhas a meses da eleição

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou ao evento acompanhado da primeira-dama Janja e foi recebido pela ministra Cármen Lúcia, atual presidente da Corte eleitoral.

Os presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), participam do evento, bem como o advogado-geral da União, Jorge Messias, que teve sua indicação ao STF rejeitada pelo Senado. Alcolumbre ocupa o lugar ao lado de Lula na mesa de autoridades.

Coube ao ministro Antonio Carlos Ferreira, corregedor-geral da Justiça Eleitoral, fala sobre a trajetória de Nunes Marques e Mendonça. Ele destacou a “disposição para o diálogo” do novo presidente do TSE e os “valores religiosos” do vice, que é pastor evangélico.

O corregedor afirmou que os colegas serão responsáveis ​​por “preservar o que foi construído e aperfeiçoar com prudência e responsabilidade os instrumentos que garantam a integridade do processo eleitoral”.

“A disseminação deliberada da desinformação, o uso predatório da inteligência artificial, a corrosão do debate político pela mentira organizada e as tentativas de infiltração de organizações criminosas na vida política representam ameaças reais à normalidade democrática e à confiança coletiva nas instituições”, disse Ferreira.

Festa de posse de Nunes Marques tem entrada a R$ 800

Após a apresentação de posse, Nunes Marques participará de um jantar, em um salão da Asa Sul, em Brasília, com ingressos vendidos a R$ 800. Segundo apuração do portal g1a festa é por adesão.

Com isso, o dinheiro arrecadado é usado para custear o evento. A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) é responsável pela venda de ingressos.

Ao assumir o comando do TSE, em 2024, a ministra Cármen Lúcia decidiu não fazer uma festa de posse. Dois anos antes, o ministro Alexandre de Moraes recebeu cerca de 2 mil pessoas em um coquetel realizado no próprio tribunal.

Como o TSE é formado?

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é formado por sete magistrados:

  • três ministros do Supremo Tribunal Federal (STF);
  • dois ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ);
  • dois juristas, nomeados pelo presidente da República, escolhidos dentre seis advogados “de notável saber jurídico e idoneidade moral, indicados pelo STF”.

O TSE elege seu presidente e vice-presidente dentre os ministros do STF. A carga de corregedor eleitoral é ocupada por um dos ministros do STJ. Para cada ministro eleito, é eleito um substituto escolhido pelo mesmo processo.

Os ministros ficam na Corte eleitoral por até dois anos consecutivos. “A rotatividade dos juízes no âmbito da Justiça Eleitoral visa manter o caráter apolítico dos tribunais eleitorais, de modo a garantir a isonomia nos processos eleitorais”, afirma o TSE.

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Tags: André Mendonçacarmen lúciacomohugo mottalulaMarquêsNunespossepresidentetomaTSE
Postagem Anterior

Lula assina MP e zera “taxa das blusinhas”

Próxima Postagem

VÍDEOS: RJ2 de terça-feira, 12 de maio de 2026

Próxima Postagem
VÍDEOS: RJ2 de terça-feira, 12 de maio de 2026

VÍDEOS: RJ2 de terça-feira, 12 de maio de 2026

Deixe o Seu Comentário

PREVISÃO DO TEMPO

Fonte de dados meteorológicos: Wetter 30 tage

VENDA E ASSISTÊNCIA TÉCNICA

INVESTIGAÇÕES ULTRA SIGILOSAS 11 2825-4686

INVESTIGAÇÕES ULTRA SIGILOSAS 11 2825-4686

ENSINO SUPERIOR EAD

Ponte Net 98 8103-4969

https://redebcn.com.br/wp-content/uploads/2026/06/WhatsApp-Video-2026-06-28-at-10.23.20-1.mp4

CURSO PROFISSÃO RÁPIDA

INVESTIGADOR PROFISSIONAL 11 98806-4613

INVESTIGADOR PARTICULAR 11 98806-4613

TERRENO EM JANAÚBA/MG (38) 9.9154-0000

JASMIRA IMÓVEIS (38) 9.8831-0162

CERTIFICADO DIGITAL SEM SAIR DE CASA

JASMIRA IMÓVEIS (38) 9.8831-0162

INVESTIGADOR DIGITAL 11 98806-4613

CURSOS ONLINE

  • Anuncie
  • Contato
  • Home
  • Política
  • Política de privacidade
  • Quem Somos
  • Trabalhe Conosco

© 2024 Rede BCN | Todos os direitos reservados. E-mail: redacao@redebcn.com.br

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Menu
    • Política
    • Economia
    • São Paulo
    • Brasil
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Saúde
    • Mundo
    • Tecnologia
    • Vídeos
  • Política de privacidade

© 2024 Rede BCN | Todos os direitos reservados. E-mail: redacao@redebcn.com.br

Vá para versão mobile
%d