Em meio a uma crise com o Congresso Nacional e de olho nas eleições de 2026, o presidente da República gravou nesta sexta-feira (28) um pronunciamento para ir ao ar na cadeia nacional de rádio e TV na noite de domingo (30).
O tema do discurso será um elogio pela aprovação da isenção de Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil, que será exaltado como maior conquista do terceiro mandato, segundo a coluna da jornalista Mônica Bérgamo, da Folha de S.Paulo.
VEJA TAMBÉM:
- Messias pode se reunir com Alcolumbre antes da sabatina, diz relator aliado de Lula
- Relator da indicação de Messias no Senado compara tarefa a “segurar granada sem pino”
Lula pretende dizer que a aprovação do projeto de lei que amplia a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil é uma promessa do governo cumprida, com vistas às eleições do ano que vem. A sanção da lei ocorreu na quarta-feira no Palácio do Planalto sem a presença dos presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), brigados com o governo.
A escolha de Messias à vaga aberta pela aposentadoria do ministro Luís Roberto Barroso desencadeou uma crise do Congresso Nacional com o governo. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre defendeu a indicação de seu antecessor, o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
A tensão aumentou quando Messias divulgou nota se colocando à disposição para a sabatina, antes de conversar diretamente com Alcolumbre. Na nota ele disse “reconhecer e louvar o papel relevante que o presidente Alcolumbre tem cumprido como membro da Casa, que agora preside pela segunda vez, participando como autêntico líder do Congresso Nacional, atento aos elevados processos decisórios, em favor do nosso país.”

Deixe o Seu Comentário