• Anuncie
  • Contato
  • Home
  • Política
  • Política de privacidade
  • Quem Somos
  • Trabalhe Conosco
  • Menu
    • Política
    • Economia
    • São Paulo
    • Brasil
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Saúde
    • Mundo
    • Tecnologia
    • Vídeos
  • Política de privacidade
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Menu
    • Política
    • Economia
    • São Paulo
    • Brasil
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Saúde
    • Mundo
    • Tecnologia
    • Vídeos
  • Política de privacidade
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Imprensa internacional repercute condenação de Eduardo

Por Redação
17 de junho de 2026
Em Notícias
A A
Imprensa internacional repercute condenação de Eduardo
Twitter1128254686redacaobcn@gmail.com



A imprensa internacional está repercutindo a notícia nesta terça-feira (16), pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), do ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) a quatro anos de prisão em regime semiaberto e inelegibilidade por oito anos devido a acusações de crime de coação no curso do processo.

A agência espanhola EFE afirmou que Eduardo foi condenado “por coerção judicial devido aos seus esforços junto ao governo dos Estados Unidos para importar avaliações contra o Brasil” à época do processo no STF contra seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, por acusações de tentativa de golpe de Estado, pelas quais o ex-mandatário foi condenado no ano passado a 27 anos de prisão.

“No ano passado, o governo dos EUA impôs avaliações a vários ministros do Supremo Tribunal Federal do Brasil que julgaram e condenaram o ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado”, lembrou a EFE, que também destacou os vínculos de juízes da Primeira Turma com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“O julgamento ocorreu na Primeira Turma do Supremo Tribunal, composto por quatro juízes progressistas, incluindo Cristino Zanin, ex-advogado de Lula, e Flávio Dino, ex-ministro do governo Lula”, afirmou a agência espanhola.

Na sua reportagem sobre as reportagens, o jornal francês Le Monde falou da amizade da família Bolsonaro com o presidente americano, Donald Trump, que no ano passado impôs uma tarifaço de 50% sobre produtos brasileiros devido, entre outros motivos, ao processo contra Jair Bolsonaro.

Essas sobretaxas foram suspensas na maior parte devido à inflação dos alimentos nos EUA e a uma decisão de fevereiro da Suprema Corte americana que apontou irregularidades no tarifaço global que Trump impôs em 2025, mas no início deste mês o Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos (USTR, na sigla em inglês), do governo americano, voltou a recomendar tarifas contra o Brasil sob outros argumentos.

“As relações entre Brasília e Washington estão passando por um momento depois que Trump se reuniu com o irmão de Eduardo e candidato à presidência, Flávio Bolsonaro, às vésperas das eleições, nas quais as pesquisas indicam que Flávio Bolsonaro e Lula estão numa disputa difícil acirrada”, afirmou o jornal francês, mencionando o encontro na Casa Branca no final de maio.

A BBC disse em matéria no seu site que Eduardo “já havia declarado” à emissora britânica “que vivia ‘exilado’ [nos EUA] por medo de ser preso caso retornasse ao Brasil”.

“Ele tem buscado publicamente o apoio do governo Trump para seu pai, que comparou o caso contra o ex-presidente brasileiro a uma ‘caça às bruxas’”, acrescentou.

A agência americana Associated Press também falou da relação de Trump com os Bolsonaro na sua reportagem sobre a reportagem de Eduardo.

“O presidente dos EUA, Donald Trump, impôs ao Brasil uma tarifa de 50% no ano passado em protesto contra o processo movido contra Jair Bolsonaro para tentar reverter sua derrota eleitoral para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2022”, disse a AP.

“As relações de Trump com Lula parecem ter melhorado no início de maio, quando o líder brasileiro visitou a Casa Branca, mas em junho o governo dos EUA propôs novamente tarifas de 25% sobre as milhões brasileiras, alegando que a décima maior economia do mundo adota práticas comerciais abusivas”, lembrou a agência americana.

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
Tags: condenaçãodonald trumpEduardoEduardoBolsonaroEUA - Estados Unidosflavio bolsonaroflávio dinoimprensainternacionalJairBolsonaroPartido Liberal (PL)repercuteSTF
Postagem Anterior

Messi vira maior artilheiro das copas e lidera Argentina em estreia

Próxima Postagem

Alerta Climático: Antártida Ocidental Enfrenta Perda Crítica de Gelo com Temperaturas Recordes

Próxima Postagem

Alerta Climático: Antártida Ocidental Enfrenta Perda Crítica de Gelo com Temperaturas Recordes

Deixe o Seu Comentário

PREVISÃO DO TEMPO

Fonte de dados meteorológicos: Wetter 30 tage

ENSINO SUPERIOR EAD

CURSO PROFISSÃO RÁPIDA

INVESTIGADOR PROFISSIONAL 11 98806-4613

TERRENO EM JANAÚBA/MG (38) 9.9154-0000

JASMIRA IMÓVEIS (38) 9.8831-0162

CERTIFICADO DIGITAL SEM SAIR DE CASA

JASMIRA IMÓVEIS (38) 9.8831-0162

INVESTIGADOR DIGITAL 11 98806-4613

CURSOS ONLINE

  • Anuncie
  • Contato
  • Home
  • Política
  • Política de privacidade
  • Quem Somos
  • Trabalhe Conosco

© 2024 Rede BCN | Todos os direitos reservados. E-mail: redacao@redebcn.com.br

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Menu
    • Política
    • Economia
    • São Paulo
    • Brasil
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Saúde
    • Mundo
    • Tecnologia
    • Vídeos
  • Política de privacidade

© 2024 Rede BCN | Todos os direitos reservados. E-mail: redacao@redebcn.com.br

Sair da versão mobile