
Avião cai em distrito de Ouro Preto
Bombeiros/Divulgação
O helicóptero do Corpo de Bombeiros que caiu e matou seis pessoas em Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais, decolou com visibilidade estimada em 180 metros, abaixo do mínimo de 1km previsto para aquele tipo de voo. A conclusão consta no relatório final do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), datado de 28 de outubro de 2026.
Segundo a investigação, as condições meteorológicas adversas, a decisão de decolar e a avaliação inadequada dos riscos contribuíram para o acidente. O documento também aponta que a tripulação não reconheceu adequadamente a baixa visibilidade como uma ameaça à segurança.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MG no WhatsApp
O Arcanjo 4 caiu na Serra do Amolar em 11 de outubro de 2024, após atender uma ocorrência envolvendo a queda de um avião monomotor. Morreram quatro bombeiros, um médico e um enfermeiro do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
A investigação do Cenipa tem caráter preventivo e não determina responsabilidades administrativas, civis ou criminais.
Corpo de Bombeiros é acionado para queda de avião em distrito de Ouro Preto
Voo durou cerca de 56 segundos
A sequência do acidente foi reconstituída com a ajuda de dois vídeos: um feito por uma pessoa em solo e outro gravado por um dos ocupantes do helicóptero, que registrou todo o voo.
A aeronave decolou de um trevo rodoviário por volta das 17h45. Segundo o relatório, o helicóptero manteve uma trajetória de subida e deslocamento para a frente, mas entrou em uma área com visibilidade cada vez menor.
Cerca de 30 segundos após a decolagem, a tripulação perdeu o contato visual com o solo. Aos 55 segundos, a superfície rochosa apareceu abruptamente nas imagens. Aproximadamente um segundo depois, o helicóptero atingiu a serra.
O Cenipa classificou a ocorrência como voo controlado contra o terreno, situação em que a aeronave colide com o solo ou com um obstáculo sem que os pilotos percebam o perigo a tempo.
Equipe chegou a pedir transporte por terra
Antes da queda, o helicóptero havia pousado no trevo para que o médico e o enfermeiro seguissem de viatura até o local do acidente com o monomotor. A equipe constatou a morte do piloto do avião e retornou à aeronave dos bombeiros.
Com a piora do tempo, os ocupantes permaneceram em solo à espera de condições melhores. O comandante chegou a solicitar uma viatura para levar parte da equipe de volta à base, em Belo Horizonte.
Pela prática adotada pela unidade, alguns integrantes precisariam ficar no local para guardar o helicóptero. Segundo a investigação, o comandante demonstrou desconforto com essa alternativa.
Quando a viatura chegou ao trevo, a aeronave já havia decolado.
O relatório identificou uma melhora na visibilidade pouco antes da partida, mas ainda insuficiente para o voo. Para os investigadores, essa mudança, combinada com a proximidade do pôr do sol, pode ter levado a equipe a interpretar aquele momento como a última oportunidade de retornar pelo ar.
Treinamento e sobrecarga de trabalho
A investigação também identificou problemas na preparação e na organização das operações aéreas.
Os dois pilotos não participaram do último ciclo de treinamento de gerenciamento de recursos da tripulação, realizado em 2023. A capacitação aborda comunicação, coordenação e tomada de decisões em equipe. Segundo o Cenipa, a unidade não tratava essa instrução como obrigatória, apesar da exigência regulamentar.
O documento também registra que os pilotos acumulavam atividades operacionais e administrativas. No caso do comandante, havia relatos de sinais compatíveis com possível estafa nos dias anteriores ao acidente.
A contribuição de fatores como treinamento, fadiga, sobrecarga de tarefas e coordenação entre os ocupantes foi classificada como indeterminada. Isso significa que o relatório os apresenta como possíveis influências, sem confirmar a participação deles no acidente.
Os investigadores também não encontraram evidências de que o gerenciamento de riscos exigido para a unidade estivesse efetivamente implementado à época.
Recomendações e mudanças após o acidente
O Cenipa recomendou à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) que compartilhe os aprendizados da investigação com outras unidades aéreas públicas, com atenção ao cumprimento dos treinamentos e ao gerenciamento de riscos.
Também recomendou que a agência avalie a possibilidade de realizar auditorias nos sistemas de gestão da segurança dessas unidades.
Segundo o relatório, o Corpo de Bombeiros suspendeu temporariamente as operações aéreas após o acidente e adotou medidas como reorganização das escalas, incorporação de uma psicóloga à equipe e revisão dos procedimentos e treinamentos.
Quem eram as vítimas
Os seis ocupantes do Arcanjo 4 morreram:
Wilker Tadeu Alves da Silva, capitão e piloto;
Victor Stehling Schirmer, tenente;
Welerson Gonçalves Filgueiros, sargento;
Gabriel Ferreira Lima e Silva, sargento;
Marcos Rodrigo Trindade, médico;
Bruno Sudário França, enfermeiro.
Montagem de fotos com Wilker Tadeu Alves da Silva, Victor Stehling Schirmer, Welerson Gonçalves Filgueiros, Gabriel Ferreira Lima e Silva, Marcos Rodrigo Trindade e Bruno Sudário França
Corpo de Bombeiros de MG + Instagram/ Reprodução + Redes sociais
Fonte: G1













Deixe o Seu Comentário