Um dos fundadores do Sleeping Giants Brasil tomou posse nesta segunda-feira (6) no Conselho Consultivo da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em Brasília. O advogado Humberto Ribeiro Filho assumiu a função junto com outros três integrantes, todos indicados pelo presidente Lula.
Segundo o Sleeping Giants, uma das propostas que Ribeiro consulta à agência é a possibilidade de que os aplicativos “Meu SUS” e “Gov.br” possam ser acessados sem o consumo de dados móveis dos usuários. A justificativa é que esses aplicativos são “essenciais” para o cotidiano dos cidadãos.
VEJA TAMBÉM:
- Grupo que recebeu R$ 2 milhões do governo lança livro com defesa de regulação
- STF mantém redutor de retiradas afetando segurados
O Conselho Consultivo da Anatel é um órgão de participação institucionalizada da sociedade nas atividades e decisões da Agência. É composto por 12 membros, nomeados por decreto do Presidente da República.
Sobre o Gigantes Adormecidos
O Sleeping Giants se apresenta como uma organização de combate à desinformação. Fundada em 2020, em meio à pandemia de Covid-19, tinha como proposta original combater a desinformação. No entanto, em junho de 2025, o próprio Sleeping Giants foi condenado por notícias falsas contra a rádio Jovem Pan.
De acordo com a decisão, o Sleeping Giants Brasil fez uma postagem em 9 de janeiro de 2024 com um trecho extraído de um programa transmitido pela Jovem Pan no dia anterior. O áudio continha declarações do jornalista Carlos Aros que, na transmissão original, respondia a críticas feitas justamente pelo próprio movimento.
A Jovem Pan sustentou que o recorte usado fez a declaração em uma aparente admissão de culpa, sem qualquer menção ao contexto de notificações às invasões que ocorreram naquele dia.
Segundo a rádio, o vídeo sugeriria que a emissora estaria negando os atos. O Sleeping Giants foi procurado na época para comentar, mas não retornou.
Deixe o Seu Comentário