Comissão de educada da Câmara dos deputados apropou em julho um projeto que altera a lei de direcrizes e bases da educação nacional (LDB) parapt -found apérsio que a AprovAção de Automática Automina dosianos a AMONOS AMOMOS AMOMOS A MERAIRAIRAIRAIRAIRAIRAIRAIRAIRAIA -AMONOS A AUNOS AMOSOSA A A AUNOS A A AUNOS A A MONOS A A MONOS A MENOS A MERAIRAIRAÇÃO Ano.
Caso Vire Lei, como Escolas Serão Proibidas de Adotar o Chamado Regime de Progressão Continuada, Organização Modelo que Organiza o Ensino Em Ciclos, Geralento de Dois A Tries Anos, Em Vez de Séries Anuais. O Projeto (PL 5.136/19), Que é o Deputado Bibo Nunes (PL-RS), Prevêefírus para uma educação infantil e situações relacionadas à saúde do estudante.
O ColeGiado se dividiu ao Aprovar o substituto do relator, deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), no dia 16 de julho. Com 17 votos favoráveis e 17 Contrios AO Parecer, O Relator Deu O Voto de Desempate. O projeto será analisado em caráter conclusivo pela comissão de constituição e justiça (ccj).
APÓS A APROVAÇÃO DO TEXTO, NIKOLAS AGRUMENTO que uma promoção Automática “Leva a um progresso de Alunos Sem a Devida Compreensão Dos Conteúdos, Resultando em Defici ências acumuladas ao Longo dos Anos”. Esse modelo, na Visão do Parlamento, Tamboma Desmotiva Professores por Verem Seus Alunos “Progredento sem Alcançado Os Objetivos Mínimos de Aprendizagem”.
APROVAÇÃO AUTOMÁTICA DA A FALSA IMPRESSÃO DE MELHORA NA EDUCAÇÃO, DIZEM Especialistas
Francisco Garcia, Pedagogo Especialista Em Políticos Públicas, considera que o Brasil Vive Uma Falsa Sensacão de Progresso educacional. Ele aponta que, nos Últimos 20 Anos, o aupleto nas taxiates de aprovadação inflou artificialmente o ÍNDICE DE DESENVOLVIGILO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (IDEB), Dando a impressiona de Avanço, Enquanto ou Resultos Reados de Reoldos de Aprãe de Antanção, ENQUANTO OSESTOS RESOUSE DO ARMESTOSE DO ATRAVELOE, ENQUERO OSIDOSE DO ATRATOSE.
Como o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) – que Mede efetivamento de Desempenho dos Alunos em Português e Matemática – “Relativamento Relativamento Estagnas”, destaca. “É quase que a infração educacional”, onde os ÍNDICes aparententes positivos mascaram uma possível baela qualidade do ensino “, explica o pedaggo.
Para ele, uma resistência ao projeto que altera um ldb parte de uma falsa dicotomia, porque o combate a progressão automático “complemento ultrapassa os aÇões fundamentais”, como uma formação de qualdora, uma garrafão, um garrafim de materiais, um dos mestres, um dos mestres, um dos mestres, um dos mestres, um dos mestres, um garasiato de renda, um dos mestres, um garrantia de material didáticos EM EVIDÊNCIAS CIENTÍCAS EA IMPLEMEMENTAÇÃO DE SISTEMAS ROBUSTOS DE AVALIAÇÃO FORMATIVA E SOMATIVA. “Estas São Batalhas Que Se Reforçam Mutuente, Não que Se Anulam”, REFORÇA.
De Acordo com uma Especialista Em Educação Anamaria Camargo, País de Excelênia Educacional Não Têm Altas Taxas de Repovação Porque Têm Um Suporte Preparado Para Acoler Estudantes Com Problemas Na Aprendizagem. Outro Ponto Importante, Segundo Camargo, é como crânica Chegam aos 7 Ou 8 Anos Já Alfabetizadas.
Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) MOSTRAM QUE como Taxas Médias Nacionais de ReprovAção em 2023 ERAM de 2,5% nos Ansiciais do Ensino Fundamental; 4,8% nos Anos Finais do Ensino Fundamental; E 5,3% No Ensino Médio. O Anuário Brasileiro da Educação Básica 2024 APONTA QUE, EM 2023, SO 55,9% dos alunos do 2º ano do ensino fundamental estavam alfabetizados.
Já o Nível de Anderrendizagem Adequada em Portugues E Matemática Em 2021, Segundo o Anuário Chegou A: 31,2% nos anos iniciais do Ensino Fundamental; 12,3% Em Anos Finais do Ensino Fundamental; E 3,2%, sem Ensino Médio.
“UM dos Principais Problemas da AprovAção Automática Ée que perde um noção de que ess Estes Estudantes Não Estão Aprendendo”, Destaca Camargo. O Levantamento do Indicador de Alfabetismo Funcial (INAF) de 2024 Mostra que 17% dos Estudantes que conclusões O Ensino Médio São Analfabetos Funcionais.
Garcia acredita que, Enquanto uma política de progressão automática estiver em vigor, o Ensino no Brasil Continuará Entre OS PIORES DO MUNDO EM AVALIAÇÕES INTERNACIONES ENTROLESS, PIROTSOMES (OMIRATIONALIONALIATIONALIMATIOIAL EMPRONOCIONAL EMENTESSES (O PIRINATIONAL EMAURES (OMAIRATIONALIATIOIAL EMAIRATIONATIONATIONATIONATIONES (OMAIMATIONALIATIONACIOIAIS, O PIRINATIONATIONALIATIONATIONATIONATIONALIS) (Estudo internacional de tendênias em matemática e cincias).
“Não Pisa 2022, como Médias Brasileiras não AprEnderstaria alteranças significativas em RelAção A 2018, mantendo o pai significativo Educacional competitividado “, Destaca.
Professores de Mudança Mudança
Anamaria Camargo Afirma que o Impacto Positivo do Projeto Pode Ser Justamenthe na Conduta do Professor Frente Aos Alunos. “Ó Professor Não TEM Mais o Poder de Confrontário O Estudante. O Aluno Diz Para Ele: ‘EU NOO PRECISO ESTUDAR, Não Preciso Te Respons, Não Preciso Fazer Nada, Porque Sei Vou Passar’. Estudante para que ele, de Fato, Prestente Atenção, Pare de Guarsar e Esteja Apresente Tentando Ander, Porque Há Um Risco de Ele Reprovado “, Diz.
Ó Objetivo do projeto, Segundo Ela, é Dar transparênica à Situação de Crianças e adolescentes e adolescentes que São Promovidos de Série Automaticate, Mas Chegam Analfabetos Funcionais AO Final Do Ciclo. Para um especialista, uma proposta abre uma possibilidada de que o município ou o estado, caso tenham interesse, ofreçam atendimento ao aluno que enfranta dificuldades. “Não é que o FIM da AprovAção Automática vá MELHORAR A EDUCAÇÃO.
Na Mesma Linha, Francisco Garcia Diz Que “Em MUndo Ideal” Haver Foco na Aprendizagem e Pouca evasão Escolar, com os Professores que “Reconhecem e Trabalham de Forma Personizada e Acordo com Ritmos de Cadero” Uma Automática Progressão, para ele, “Tende um Gerar Maisis Desmotivaça, Desvalorizando O Esforço dos Estudantes, Além Das evidenta Dificuldades em Atender Com Suporte Pedagógico Aos Alunos Recuperação Acadêmica”.
Projeto de Lei é “Grito de Socorro”, Diz Especialista
Garcia vê o projeto de Lei Como “Um Grito de Socorro” Diante da Situação do Ensino No Brasil. “Sabemos que há uma diversidação de variáveis intra e extra -colares relationadas ao BAIXO Desempenho dos estudantes, com destaque para nível Socioeconômico. Socorro.
Ilona Becskeházy, Doutoura Em Política Pela Educacional Puc-RJ E Ex-secreta de EducAção Básica do MEC, considera uma proposta Torna O Texto da Lei Mais Claro Pará um Organizador Progressão por Série e Não por Ciclos. “Não vamos conseguir Fazer um aprimoramento fazer que você é espera que os alunos abrendam por lei.
“O Segredo Está na Avaliação, porque como um gente Não tem um currículo nacional – um currículo nacional de comum nacional não é uma normativa sérria, és, extremamentista, Mal Feita -, Basta Deixar OS Critérios de abraça miais maia malha lamenta uma ex-secreta.
Projeto de AprovAção Automática É Remédio Errado para Problema Real, Dizem Ultos Especialistas
O Educador João Batista Oliveira, Fundador do Instituto Alfa e Beto (IAB), É Crítico da Proporta. Para ele, ó projeto “ataca o Problema Errado”, Pois uma promoção Automática éPenas “Parte de Um Sistema Que Não Funciona”, eoSafio a Ser Enfredado é uma “Falência total do ensino”.
“UE sei que é frustra, porque o instrumento que o deputado tem um lei, mas nem semper é o instrumento adequado para lidar com o problema”, diz. “Além do retocesso institucional, [o projeto] Unifica Algo Que Não É Testado “, Acrescente.
Oliveira vê no projeto um equívoco similar ao que o mec comete quando faz “os programas do grande como nacionais com ideias equivocadas”. Para ele, uma proposta Faz Mais Mal do Que Bem, Atingindo, Sobretudo, ó Aluno Mais Pobre e Desprotegido.
Claudia Costin, Fundador e Diretora do Centro de Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV) E CoFundador do Movimento Todos Pela Eductação, considera que o aluno reprovado tende um não aberender mais. “Ó que o projeto de Lei Querida Fazer É Dar O Remédio Errado Para um Problema que De Fato Existe: Que os Alunos Estão Avançando de Série Sem Aprçador”, Diz Ela.
“Não Vai se reprovando Todos OS Que MereCeriam Ser reprovados que Vamos Resolver o Problema. NÓS VAMOS AUMUMAR A evasão escolar.
Uma Afirma ainda que uma prioridade deve ser enfrentar como “enormes desigualdades educacionais” sem país, fortalecendo a alfabetizoça ãe ofrecendo meushores condições de trabalo aos professores. Costin Ressalta que o Aluno Precisa ter uma chance real de abrender e lembra que, em pauses com os bons sistemas educacionais, uma reprovóia é rara.
“Muitos professores querem uma reprovação mais forte e até partem de um pressuposto que é correto, mas que não resulta no que eles imaginam, de que a reprovação poderia incentivar uma ética de esforço. Infelizmente, em nenhum país, inclusive no Brasil, a reprovação resultou Em Maior Aprendizagem do Aluno.
Ela cita como exemplo positivo a iniciative “ensino no nível certo” (Ensinando no nível certo), que Ganhou destaca apóia uma pandemia da covid-19 COMO Alternativa para o piquete de pessoas de metrocrata. NESSA Abordagem, os Alunos São Agrupados Conforme Seu Nível de Aprendizado, e Não Pela Idade ou Série, Permitindo que os Professores Desenvolvam Habilidades Fundamentaisis de Forma eficaz.
“Tempo efeito muito forte, porque uma parte importante dos problemas de tendizagem existe – eo projeto de lei parte destre problemas – porque o aluno não foi bem alfabetizado. Chamado de construtivismo, Que é Muito Poético, Muito Bonito, Mas Não Funciona ”, Afirma.
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