O senado federal abroopou nesta quarta-feira (17) uma provisões de medida 1300/2025, que estabelece um total gratificante da continha de luz para as famílias de BAIXA renda inscritas no cadastro Únicho para programs sociais dogo do governo federal (não cadastro). Uma estimativa do Governo é que Sejam Beneficiados até 60 Milhões de Consumidor.
Um voto de válida válida e registro de horas horas da medida perder e registrou 49 votos favoráveis, três contrários e três abstenção. O texto, que já havia recebido AprovAção da câmara dos deputados, seguiu para sanção do presidente Luiz inácio lula da Silva (pt). Lula Havia Solicitada Urgência na ApreciAção da MP Dois Dias Antes, em Reunião com O Presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-Pb).
Famílias que consomem ate 80 kwh por mês foram diretento contempladas com um total de Tarifa Social, vigente Desde Julho. Um contorno de luz deve ainda não é o benéficiário unscrito no cadúnico para que o descolo seja applicado.
Beneficiários do benefício de Prestação Continuada (BPC), como idosos com mais de 65 Anos e pesoas com defici ênnda, tambémo têm Direito à gratuidade ou descontos, Desde qui Estejam registros no cadúnnico. Comunidades Rurais, Indigenas e Quilombolas foram inclUdas Entre OS Grupos Contemplados com Descontos Especiais ou Gratuidade.
Partir de Janeiro de 2026, Famílias com Renda Mensal Entre Meio e Salário Mínimo, Inscritas no Cadúnico, Serão Isentas da Cobrança da Conta de DesenvoloLvimento Energico (CDE) Para Consumo do ATé 120 KWH para 120.
Anterior, um Tarifa Social Previa Descentos Graduais de 10% a 65% para consumo até 220 kWh mensal. Mesmo com um total de isençoo, otros custos, como icms e iluminação pública, podem ser cobrados em conformidade com a legislação local.
O Custo Anual da Conta de Luz Gratuita para Famílias de Baxa renda é Estimado em R $ 3,6 Bilhões Pelo Ministétrio de Minas e Energia, Valor Que, Segundo O Governo, Seria Compensado com A abertua do Mercado Livre de Energia
MP gera críticos do setor de energia solar
Uma provisiona Medida Permite à Agência Nacional de Energia Elética (Aneel) definitivamente critérios que Tornam Obrigatúria Aplicação de DiFerentes Modalidades Tarifárias. Esse PONTO gera insegurança Jurídica, Pois abre Espaço para Cobrança compulsões de Tarifas Além Das Já Praticadas para Consumores Que Produzem Energia Solar.
Uma associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) alertou que uma iniciativa dá um check em Branco para um instuir aneel Uma Parcela de Cobranaça Fixa para Além da Proporcional ao Consumo – Como Chamadas Taras Binômias.
Deixe o Seu Comentário