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oposição quer tirar taxação de ricos

Por Redação
26 de agosto de 2025
Em Economia
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oposição quer tirar taxação de ricos
Twitter1128254686redacaobcn@gmail.com

Uma oposição ao governante luiz inácio lula da silva (pt) na câmara dos deputados quer que você projeto de isenção do imposto de renda para o que é um que é o que não é o que não é o que não é o que é o que é o que é o que é o que é o que é o que é o que é o que é o que é o que não é o que é o que não é o que é o que não é o que não é o que é o que não é o que é o que não é o que é o que não é o que não é o que é o que não é o que não é o que é o que não é o que é o que não é o que não é o que não é o que não é o que não é necessário, com os que não são necessários.

Ó projeto, que tramita em regime de urgência, deve ser votado ainda nesta semana para shecar um valer um partir de 2026. a proposta é uma apóstata principal do planalto para recuperar uma popularidade de lula para o ano eleitoral. Tamboma prevê alíquotas menores para o que recebe o entre esse valor e r $ 7,350.

Com uma iniciativa, o Governo Conseguiu Emplacar O Discurso da “Justiça Tributária”, TransferIndo AO Settor Produtivo A Conta Da Bessge Para da População, Que Deve Custar R $ 100 BILHOS AOS COFRES PÚBLICOS ATÉ 2028.

Como um Lei de Responserabilidade Fiscal Exige Que Qualquer Despesa Extra Seja Aprovada com Indicação da Fonte de Receitas, um Ideia do Executor de Compensar os Custos da Divisão de Divisão. Hoje, Esses Rendimentos São isentos.

Como estimativas de Arrecadação com como Medidas Somariam, Segundo o Projeto, R $ 112,9 Bilhões até 2028. Ó Excedente, Segundo O Governo, Deve Ser Destinado Ao Abatimentão da Dívida pública. Mas o que uma oposição quer é que, ao invés de taxar o setor produtivo, o governão apprende uma solução que prioriza o corte de despesasas.

Veja Tamboma:

  • Lula Escancara Campanha Antecipada por Reeleição e Oposição Critica O Uso da Máquina de Governo
  • Lira mantém influencia política enquanto projeto do Novo ir segue indefinido

“Nós Somos totalmente favoráveis ​​que isso aconteça [a isenção do Imposto de Renda]Inclusivo ACHO que Deveria Ser Mais: Entre R $ 7,5 mil e R $ 10 mil “, Afirma o Vice-Adjunto Gilson Marques (Novo-SC).“ Nós Aprovamos e Votamos sim à isenção do ir. Por que Digo ISSO? Porque não concordamos com uma compensa. Uma compensa ápenas altera a víima tributália ”, afirmou.

Para ele, um taxáia Sobre Altas renda e dividendos acaba senda repassada para Toda A Sociedade No Preço de Servicos e Produtos ofrecidos Pelas Empreas e Pela Redução de Investimentos. Além disso, não resolve o dilema básico do governo, o que é um fiscal necessário.

“Em 2023, o Governo Arrecadou R $ 100 Bilhões A Mais E, Por Outro Lado, Gastou R $ 230 Bilhões”, Lembra. “Ou seja, para Cada R $ 1 que Arrecada A Mais, Gasta Ultos Dois, Pelo Menos. A Solução que A Gente Propõe é: Corte Despesa, Corte Gasto, Economize e Não Simplee Compense Com Ura Pessa Pessaaaa Valor.

OPOSIÇÃO MONTA “BOMBA” Fiscal, Mas Dá Alternativas

O Movimento da oposição para considerado uma tentativa de lançar Uma “Pauta-Bomba” para o Governo Lula. Informações de Bastídeos Indicam Que Lideranças do Centrão Avaliam que os Parlamentos – da Câmara e do Senado – Podem Varta Contra ouMuto e Deixar Lula Resolver Comco Compensar A Promessa eleitoral.

Ó vice -do -meno, sem entanto, elencou em voto separado ao projeto Uma série de alternativas compensarias fiscsais e orçamentácrias a serem incorporadas para a isenção do imposto de renda. São Basicamenthe ProPOSTAS Para Modernizar O Estado, Cortar Despesesas ineficientes e Privilégios de Combater.

Dependsalários, um progreio do progressivo dos supersalárrios, uma privatização dos déficitácárrias e/ou dependentes da unidade, ea alienaço de ao Menos Metade Das participação acionárias do Bndes.

Tamboma São sugeridos tetos para diversas rubricaas executivas e legislativas: diúrias e passagens, publicidade, emendas não impositivas no orçamento e para o fundo parte partidário eo fundamento de financiamento de campanha (fefc).

O Impacto Fiscal Total Dessas Medidas, Segundo o Deputado, É Estimado em R $ 13,84 Bilhões Até 2028, Mesmo Após A Considero Das Renúncias Fiscois Proportastas. Segundo o Texto, Seria Possível, Inclusivo, Aumartar o Limite de Receita Bruta Anual do Microempreendente Indivíduo (Mei) Dos R $ 88 mil Atuais para até R $ 144.642,86. (Veja Medidas Abaixo)

Projeto é nutro, mas não resolve progressividade do imposto de renda

Especialistas Consultados Pela Gazeta do Povo Observam que o projeto de isenção do imposto de renda, jeito que está, não prepto impacto fiscal. Nenhuma entanto, alertam para uma necessidade de que compensações sejam bem definidas para que um li de responsabilidade fiscal seja cumprida.

“Uma medida tende um ser neutra, desde que uma compensa prevista se concretize, Diz João Mário de França, da fgv-sp. O Problema é quel, muitas vezes, um projetada para a iméola.

O Governo Não Pode Se Dar AO Luxo de Perder Receita Numa Situação em Que um Própria Regra fiscal Não É Deficiente Para Mantor O Equilíbio Das Contas Públicas. “O Arcabouço em vigor não resolve o Problema Estrutural do País, porque mesmo Senso Cumprido, um dívida púb Blica continua crescendo”, Diz França. “Esse mecanismo Deve Duro Até 2026 Ou 2027 E Depois Será Revisto.”

Para o Economista, Ó projeto Atende a UM Princípio de Justiça Tributária, Onerondo como aulas mais altas. Mas ele admite que o corte de gastos, previsto no substituto da oposição, seria bem-vindo, Desde que estejam inclusas despesasas de Toda a máquina federal, inclluindo congresso e judiciário.

Já para o O Tribarista Flávio Molinari, Sócio do Collavini Borges Molinari Advogados, O Projeto de Isenção “Representa Uma Solução Paliativa, Mas Não Resolva Estrutura de Sistema”. “Uma tributália de Justiça Estaria Mais Perto Se O Governo Promovende A ATualizaça da Tabela do Imposto de Renda”, Diz.

Ó ReaJuste, Segundo Ele, é essencial para Mantter Uma Progressão do Sistema – que Ganha Mais Paga ProporcionalMENTE Mais – e Evitar que uma Trocaza Recaia Indeviide Sobre a Base da Pirâmide. As essalhas de uma infração empurra trabalhadora para faixas mais altas de tributada, mesmo sem autro real de renda, fenômeno conhecido como “efeito de Arrete”.

Desde 2015, Data da Última Revisão da Tabela do Imposto de Renda, Não Houve Ajustes Significativa. Em 2023 e 2024, o Governo Lula Apenas Alterou O Limite de Isenção para dois Salários Mínimos (o equivalente, sem ano passado, A R $ 2,824).

Na Prática, porém, esse limite só Vale para Pessoas que Ganham no Máximo esse valor e têm Direito a uma espécie de antecipaça do desconto simplificado do imposto de renda. Para que o que Ganha de Dois Pisos Salariais, Vale Uma Ulra Tabela, Na Qual é a Isenção Vai Só Até R $ 2,259,20.

Um Correção, sem entanto, aumentaria uma base de trabalhadorores pagando menos e, conseqüência, reduziria a arrecadação do governo, “Algo impensa em tempos de crise fiscal”.

Veja como sugestões de corte de gastos da oposição para compensar isenção do imposto de renda

• FIM Progressivo Dos Supersalários:

◦ Problema: Cerca de 42,5 mil servidos Ganham acima do teto constitucional, com 70% de Ligados ao poder Judiciário, Gerando um Custo de R $ 11,1 Bilhões por Ano.

ProPosta: Limitar Todos OS Rendimentos Ao teto constitucional de forma escalonada até 2028. como os verbos indenizatórias que não Atenderem A Requisitos Específicos Serão Extintas Gradualmente (30% em 2026, 60% em 2027, E 100% a 100% a 100% a 100% a 100%.

◦ Economia Estimada: R $ 11,1 Bilhões/ano A Partir de 2028. o Impacto no Cálculo de 2026 É de R $ 3,33 Bilhões E R $ 6,66 Bilhões em 2027.

• Privatizaça Das Estatais Déficitácrias E/OU dependentes:

◦ Problema: o Governo Gastou R $ 27 Bilhões com 17 Estatais dependentes Em 2024, eficit deficit deficit estatais fechou em r $ 8.073 bilhões.

◦ Proposta: AlienAção da participação da união de Todas como estatais dependentes e dependentes da união.

◦ Economia Estimada: R $ 8.073 Bilhões/ano (redução do prejuízo/déficit) e Entrada de Bilhões em Caixa Pela Venda Das Empreas A Partir de 2026.

• Teto de diúrias e passagens durante crise fiscal:

◦ Problema: Houve Um aupleto de 53% nos gastos com diúrias e passagens itens do governo anterior para o número anterior, Chegando a R $ 2,3 Bilhões em 2024.

ProPosta: limite o gasto com diúrias e passagens em r $ 1 bilhão durante uma crise fiscal (déficit nominal das contas do setor público).

◦ Economia Estimada: R $ 1,3 Bilhão/ano A Partir de 2028.

• Teto para uma publicação pública do governo federal durante crise fiscal:

◦ Problema: o Governo anunciou elevão dos Gastos com Publicidade, podndo alcançar r $ 3,5 bilhões.

◦ PROPOSTA: LIMITAR O GASTO A R $ 100 MILHOS, POIS O ROVERNO SO PRECISA DO ESTRITAMENTO NECESSÁRIO CRISE Fiscal.

◦ Economia Estimada: R $ 3,4 Bilhões A Partir de 2028.

• AlienAção Das participações ACIONÁRIAS DO BNDES:

◦ Problema: o Bndes Detem Participações Acionácrias em diversas Empresas, Como 20,8% da JBS (R $ 11,2 Bilhões) E 28,2% da Tupy (R $ 1,5 Bilhão), Alisa de Olts. Uma carteira completa de participação chega a r $ 87,6 bilhões.

◦ PROPOSTA: Alienar AO Menos Metade Das participações de acionúrias do Bndes em Até 3 Anos, com porcentados Específicos de LiquidAção Anuais (20,33% em 2026 E 2027, E 9,33% em 2028).

◦ Economia Estimada: R $ 14,6 Bilhões/ano (considera e uma alienação de 50% da carteira ao longo de 3 anos), com impacto de r $ 17.805 bilhões em 2026 e r $ 17,80 em 2027.

• Redução de emendas não impositivas no orçamento:

◦ Problema: R $ 18.872 Bilhões do Orçamento da União São Comprometidos com Emendas Do Tipo RP2, RP3 E RP8.

ProPosta: UM teto estipular de r $ 5 bilhões para o O Global Dessas EMENDAS ENQUANTO PERSISTIR O Déficit Nominal Das Contas do Setor Público.

◦ Economia Estimada: R $ 13,87 Bilhões A Partir de 2028, com Impacto de R $ 4.162 Bilhões em 2026 E R $ 8.323 Bilhões em 2027.

• Teto para o Fundo Partidário e FEFC (Fundo Especial de Financiamento de Campanha):

◦ Problema: Mais de R $ 1 Bilhão é Destinado aO Fundo Partidário E R $ 4,9 Bilhões Ao Fefc.

ProPosta: fixar um teto de r $ 1 bilhão para cadá um durante um fiscal de crise.

◦ Economia Estimada: R $ 1,47 Bilhão em 2026 E R $ 4,41 Bilhões em 2028.

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Tags: câmara dos deputadoscentrãoContas púbblicasgoverno federalimposto de rendainvestimentoslulaoposiçãoQuerricostaxaçãotirartributação
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