Especialista dá dicas para que microempreendedores individuais consigam ter momentos de descanso sem prejudicar o negócio. MEIs precisam se planejar para tirar férias e fazer pausas
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Microempreendedores Individuais (MEIs) costumam tocar suas empresas sozinhos ou com, no máximo, um funcionário. Por isso, muitas vezes, é difícil planejar pausas e, principalmente, férias.
Mesmo nesse cenário, momentos de descanso são essenciais. Esse é o alerta do gerente de relacionamento com o cliente do Sebrae, Enio Pinto.
“Um momento de descanso é crucial para o sucesso do negócio, principalmente quando se trata dos MEIs, que geralmente não contam com o apoio de colaboradores e tanto produzem quanto comercializam seus produtos, ou prestam diretamente o serviço”, explica.
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Enio dá algumas dicas para que os MEIs consigam se organizar e planejem suas férias:
1- Momento certo para a pausa
O primeiro passo é identificar quais períodos do negócio têm baixa demanda ao longo do ano. A partir disso, o empreendedor consegue planejar quando é o melhor momento para sair de férias, sem causar uma frustração nas expectativas dos clientes.
2- Cuidado com as finanças
É preciso ficar atento se essa pausa não vai prejudicar as finanças do negócio. A dica é que o empreendedor tenha uma pequena reserva para esses dias de descanso, porque muitas vezes a pausa significa deixar de ter entradas financeiras. E é importante lembrar que, nas férias, pode haver uma intensificação das saídas de recursos financeiros.
3- Comunique os clientes
É importante avisar os clientes a data prevista das férias, para que eles não pensem que o negócio está desativado ou acabou. Comunique com uma certa antecedência o período em que vai paralisar as atividades e quando deve retomar ao atendimento. O MEI pode deixar uma mensagem de que será uma pausa curta para recarregar as energias e, assim, conseguir atender ainda melhor seus clientes.
4- Delegue tarefas
Todo empreendedor deve saber delegar as tarefas mesmo que seja um MEI ou tenha um pequeno negócio familiar, já que, além das férias, imprevistos também podem acontecer. Se o empreendedor não tiver alguém a quem possa repassar as suas atribuições, uma alternativa é criar um ambiente onde o cliente consiga enviar as suas demandas. Depois, ao retornar das férias, o empreendedor entra em contato para atendê-lo.
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