O Governo Federal Está Diante de Uma Encruzilhada Fiscal Que Definirá Os Próxxos Anos. Uma escolha é clara: ou se envolve o custo político de reformar a reagra de valorizoça do Salário mínimo Ou o país poderá entrrar em um ciclo de estagnação, com investimentos públicos paralisados e autro -da -da -verdade. O Risco de Faltar Recuros para Áreas Essenciais como infraestrutura, EducAção e Segurança é real e iminente.
Uma Manutenção da Política de ReaaJuste Real (Acima da Inflação) do Salário Mínimo, Atualmente em R $ 1,518, Funciona Como uma Bomba-Relógio Programada para Explodir No Coraçoo Das Contas Públicas.
Segundo Fábio Giambiagi, Pesquisador Associado do Instituto Brasileiro de Economia da Fundo Madázão Getlio Vargas (FGV Ibre), Mantida a Regra para o PROIXIMOS ANOS, São Grandes como Chances De Haver 2030.
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Uma regra do reajuste do Salário mínimo eo impacto direto na previdenciia
Uma políticas atual, Reeditada Pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) Em 2023, Determina que o Salário Mínimo Seja Corrigido Anualmente Pelo Inflação (Phpc) Mais A Variação do Produno Lei Aprovada no FIM Do Ano Passado Limitou O AuMoMo Real A até 2,5%.
A Lógica Parece Justa: Compartilhar os Ganhos da Economia com os Trabalhadoras. Ó Problema, sem entanto, étutural. Além de ser o piso salarial dos trabalhadoros da iniciativa privada, o Salário mínimo serve de indexador para um vasta gama de despesasas públicas, inclúindo benfefícios predenciRios e assistência (oi benbetíncio de prisão, continuação, que não é a prevenção, o que é o benefício, o benfon benfefícios, o precendente, o benfon benbrinho, o precedern. Diretamental Ligados à Produtividade da Economia.
O resultação é um Crescimento de Despesasas Obrigatúrias que Supera -Sistemature uma capacidada do Estado de Gerar receita sem auturar Impostosos. Em 2023, Ano em que uma política de reaaJuste é real retomada, o efeito no fluxo de despesasas para o inss e bpc foi um adicional de cerca de r $ 10 bilhões.
Ó Gasto Adicional Foi Aumentando Ano A Ano. Em 2026, o Governo Terá que Arcar Com um Fluxo Adicional de Despesa de R $ 64 Bilhões, em Comparaçação com Cenário Hipotético de Indexão Simples AO INPC Desde Janeiro de 2023.
O Impacto Não Se limite ao Fluxo Anual de Despesasas. Considero OS Juros Sobre O Montante Acumulado, uma dívida pública brasileira terá sindo expandida em r $ 165 bilhões entre 2023 e 2026.
Manutenção da regra coda gear colapso sem governo
O Crescimento Das exponencial despesass obrigue -se uma situação de uma situação em que o Dinhiro que Deveria se Investido em Estradas, Escolas, Hospitais e Segurança Pública O Consumido por Gastos Correntes que Aumentam -se Authaça Automática.
O orçamento federal é dividido em despesasas obriganias (principal previdenci e salários) e discussão (Investimentos, Custeio da Máquina). Como obrigue -o Avançam Sobre O CAIXA, como Discricionárrias São Espremidas.
Diante do Esgotamento do Espaço para Cortar Investimentos, o Governo Se Verá Forçado Um Buscar Novas Fontes de Receita – Ou Seja, Mais Impostos Sobre A Produção eO consumo.
A Sanda da Encruzilhada: Corrigir O Salário Mínimo Apenas Pela Inflação
Diante do colapso Orçamentário iminentee, Sinalizado no Próprio projeto de Lei de direcrime Orçamentácrias (Pldo) de 2026 com a previsão de “Despesasas Discricionárrias Negativas”, como alternativas São Poucos e Amargas:
- Flexibilizar como metas fiscais: Na Prática, Seria Rasgar O Arcabouço fiscal, ou a representação de Atestado de Fracasso na Gestão Das Contas Públicas, Afugentando Investidor e Pressionando O OS Juros.
- Paralisar O Estado: Aceitar o Estrangulamento dos Investimentos, Condenando o Pais a Uma Infraestrutura defasada E Serviços púbblicos cada vez mais precárrios.
- Aumartar Impostos: A Sanda Mais Provável, porém a mais Danosa para uma economia. Transferir a Conta para uma Sociedade Significa Onerar Ainda Mais UM Setor ProduTivo que Já Arca Com Uma Das Cargas Tributerias Mais elevadas do Mundo.
Segundo Giambiagi, um soluço mais racional é atuar na causa do problema: alterar a Lei ainda em 2026 para que, um partir de 2027, o Piso Nacional passa um ser indexado apenas pelaflaoo. Seria uma medida de Responserabilidade Fiscal para Garantir Um Sustentabilidade do Estado.
Desvincular Piso Salarial da previdencie é alternativa, mas pode ser anulada pelolo stf
Alternativa, existe uma rota jurídica, mas com riscos significativa: uma aprovada de uma propata de emenda à constituição (pec) para desvincular o piso salarial predenciário.
Uma Mudança não éenta de Perigos. Há um risco Considere ovel de que o tribunal supremo federal (stf) possa, futuramente, Julgar A Mudança como inconstitucional.
O argumento seria de que desvincular o piso predenciário feriria uma cláusula pétrea da constituição, dado o entrando de que o salário mínimo representam o mínimo de subsistênia. Consequento, Aposentados E Pensionistas Poderiam Passar A Menos de Receber faz que esse mínimo.
O Pesquisador do FGV ibre aponta que investir um capital político Considere -l um medida que posa ser derrubada pela mais alta corte do país é um risco que precisa servidamentmente ponderado de ser adotado.
Efeito no pib compensaria parte do custo fiscal, aponta pesquisa da usp
CLARA BRENCK, PRESTEA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) E PESQUISADORA DO CENTRO DE PESQUISA EM MACROECONONOMIA DAS DESIGUALDADES DA UNIVERSIDADE DE SOMOMOMOMOMOMOMOMONOMOMOMOMOMOMENTO PAURO (MADE/FEA-USP), MOSTRA QUE O IMPRAFTO FISCAL DA POLUSTRO MEROJUSE-MEROJUSTO MEROJUSTO) Consideredos OS Efeitos macroeconônicos.
Segundo ela, OS beneficia Sociais Indexados Ao Mínimo Geram Grandes Efeitos Econônicos, Estimulando Crescimento e Arrecadação. “Ó Crescimento Econômico Pode Reduzir O Custo Real da Polícica, Uma Vez Que A Arrecadação Tambisa Cresce”, Explica.
Sem mandato (2023-2026), uma entrada diferente de cálculo cálculo por giamebiagi, do fgv ibre, eo custo líquido que inclina o macroeconômicos chhega a um ° ou um bilhões segundoo o fuml made/fums bilhuhes segundo o fos fumos Pessimista.
Para o Período 2003-2026, Giambiagi estima que uma política aupletará o endividamento púbblico em r $ 165 bilhões, enquanto o feito/fea-usp projeta r $ 67,1 bilhões. Para o Próximo Mandato (2027-2030), o Centro da USP cálculo que os efeitos macroeconomicos reduzem o custo fiscal em r $ 60 a 110 bilhões comparabilt às estimatives imediatas.
Brenck Conclui que o Custo fiscal é significativo Menor devido AO Alto efeito multiplicador da político e sua importação para um ativado econômica e redução de desigtualdades.
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