O deputado federal Ubiratan Sanderson (PL-RS) ingressou com um pedido de fiscalização sobre uma transição de cargas no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A troca teria ocorrido em uma área responsável pelo cálculo do Produto Interno Bruto (PIB) do país pouco antes da apuração dos números de 2025.
No ofício encaminhado ao ministro Vital do Rêgo Filho, do Tribunal de Contas da União (TCU), Sanderson afirma que os dados das mudanças coincidiriam com a divulgação dos resultados da economia no ano passado. A exoneração de um servidor importante, por exemplo, ocorreu um mês antes da divulgação dos números e levou a uma onda de missões voluntárias.
VEJA TAMBÉM:
-
Crise no IBGE fura bolha da mídia
-
Crise com servidores no IBGE amplia desgaste de Pochmann
A troca nos quadros expõe a preocupação sobre a politização do IBGE. Seu presidente, Márcio Pochmann, é considerado um dos quadros mais radicais do PT. No documento, o parlamentar sustenta que uma mudança no quadro pode violar princípios constitucionais e impactar a revisão das estatísticas oficiais.
“Alterações abruptas no quadro de pessoal, especialmente em cargas de chefia e técnicos estratégicos, podem impactar diretamente a continuidade dos trabalhos e comprometer a revisão das estatísticas produzidas, essenciais para decisões de governo e para a confiança de investidores, pesquisadores e demais usuários”, escreveu Sanderson.
A reportagem interna do IBGE para comentar o caso. O espaço segue aberto para manifestações do Órgão.

Deixe o Seu Comentário