No programa Última Análise desta segunda-feira (10), os convidados falaram sobre as investigações sobre o celular do banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master. A Polícia Federal conseguiu quebrar a criptografia do aparelho e já teria acessado o sigiloso conteúdo, que em breve será disponibilizado ao Supremo Tribunal Federal (STF) e à Procuradoria-Geral da República (PGR). Novamente, aumenta a tensão entre os poderosos de Brasília.
O ex-procurador Deltan Dallagnol afirma que a investigação sobre o celular de Vorcaro vai “respirar fortemente na Corte” e pode revelar o envolvimento do ministro. “É muita informação que você pode tirar deste celular e isso tem deixado o pessoal de Brasília sem conseguir dormir”, ele ironiza.
O ministro do STF, Dias Toffoli, insiste em manter o controle máximo sobre o caso, enquanto a oposição tenta se mobilizar. O senador Alessandro Vieira (MDB-SE) pediu quebra de sigilo da empresa pertencente aos irmãos de Toffoli, suspeita de ser uma estrutura de fachada para lavagem de dinheiro e coleta de consultoria de escritórios ligados ao Master.
“Toffoli está fazendo todo o esforço possível para manter o caso e o sigilo, até interferir nos depoimentos de testemunhas. O que a gente tem que fazer é perguntar o porquê. Qual o interesse de Toffoli nisso?”, questionou o vereador Guilherme Kilter.
O discurso ameaçador de Lula
Já na batalha presidencial para as eleições, outro que tem as mensagens de Vorcaro, o presidente Lula fez cobranças públicas ao Partido dos Trabalhadores (PT), durante a celebração dos 46 anos da sigla, neste sábado (7), em Salvador. Pré-candidato à reeleição, o petista afirma que a legenda “não está com essa bola toda” para prescindir de acordos políticos nos estados.
“É um presidente realmente sem povo nas ruas. Por isso, Lula é muito mais bravo, mais ranzinza, do que já é. Ele viu que, no evento, não tinha tanta gente, mesmo sendo em Salvador, onde teria tudo para ter mais pessoas”, avaliou a advogada Fabiana Barroso.
Ainda assim, Lula fez seus prognósticos para a disputa eleitoral: “A eleição vai ser uma guerra e temos que estar preparados para ganhar em alto nível”. Segundo Barroso, “é de novo a fala do ‘eu contra eles’, de quem vive colocando o povo neste divisionismo, sem trazer nada de bom e nada do que se aproveite”.
O programa Última Análise faz parte do conteúdo jornalístico ao vivo da Gazeta do Povo, no YouTube. O horário de exibição é das 19h às 20h30, de segunda a sexta-feira. A proposta é discutir de forma racional, aprofundada e respeitosa alguns dos temas tentados para os rumores do país.

Deixe o Seu Comentário