No programa Última Análise desta quarta-feira (13), os convidados falaram a respeito da bomba que caiu sobre o pré-candidato à Presidência da República, Flávio Bolsonaro. Áudios e conversas de WhatsApp revelaram o senador cobrando aportes financeiros do banqueiro Daniel Vorcaro, o dono do Banco Master, para financiamento da cinebiografia de Jair Bolsonaro.
“Os áudios são extremamente danosos no período eleitoral. A sorte do senador é que eles saíram cedo e ainda há tempo de gerenciar esta crise”, avalia o escritor Francisco Escorsim.
Em um dos áudios, Flávio confessa dificuldades e pede ajuda para o banqueiro: “Aqui a gente está passando por um dos momentos mais difíceis de nossas vidas. Se você puder me dar um toque, uma posição, tem muita conta para pagar”.
“Faltou transparência. Por mais críticas que podemos fazer contra a Lei Rouanet, por exemplo, sabemos o quanto foi gasto e quem pagou. Já, neste caso, em nenhum momento, soubemos de alguma pessoa que estava financiando”, explica o editor da Gazeta do Povo Gabriel de Arruda Castro.
Consequências na disputa presidencial
A ocorrência política após a divulgação dos conteúdos foi imediata, já antecipando as eleições presidenciais. Enquanto os parlamentares do PT defendiam a quebra de sigilo e a ampliação das apurações, os aliados de Flávio atuaram para conter o desgaste político e fortaleceram o discurso de que os recursos envolvidos eram privados.
“Não é o fim do projeto de Flávio. E quem os apoia tende a relevar o caso, como foi no caso das ‘rachadinhas’. O senador tem potencial eleitoral de permanência competitiva, porém vale lembrar que será uma eleição competitiva e todo voto pode fazer a diferença”, lembra Castro.
O professor da FGV Daniel Vargas explica que há diferentes apoiadores de Flávio e que, portanto, as reações aos episódios podem variar. Segundo ele, “há os bolsonaristas, que estão com ele de qualquer forma e há os movimentos de rua, ancorados em princípios e valores mais claros. Estes podem sair machucados do episódio”.
O programa Última Análise faz parte do conteúdo jornalístico ao vivo da Gazeta do Povo, no YouTube. O horário de exibição é das 19h às 20h30, de segunda a quinta-feira. A proposta é discutir de forma racional, aprofundada e respeitosa alguns dos temas tentados para os rumores do país.

Deixe o Seu Comentário