Partidos importantes que compõem o campo político conhecido como “centrão” emitiram nesta sexta-feira (13) notas em apoio ao ministro Dias Toffoli, que saiu na quinta do caso Master após um acordo com colegas do Supremo. O Solidariedade e a Federação União Brasil e Progressistas se manifestaram (leia completa abaixo).
O ministro Dias Toffoli apresentou em saída da relatoria das investigações sobre o caso Master para tentar resolver uma crise institucional iniciada na história da Corte. Em nota, os colegas informaram que não caberia suspeita ou impedimento, mesmo após a revelação de menções a Toffoli em mensagens no celular do banqueiro Daniel Vorcaro, incluindo pagamentos. O novo relator já foi sorteado e será o ministro André Mendonça.
VEJA TAMBÉM:
-
Entenda os bastidores da saída de Dias Toffoli do caso Master
-
Centrão pode ter presidente ministro do TCU para reverter a resolução do Master, diz senador
Para o Solidariedade, presidido pelo deputado Paulinho da Força. Toffoli seria uma vítima de “linchamento moral”, dizendo que “vazamentos seletivos” seriam pressões indevidas que configurariam um atentado contra a “dignidade humana”.
Os senadores Ciro Nogueira (presidente do PP) e Antonio Rueda (União Brasil) defenderam Toffoli publicamente, criticando “narrativas caluniosas” e “ataques que enfraquecem a democracia”, reiterando a confiança na integridade do ministro e na “prevalência da verdade”.
Confira a íntegra das notas:
Nota de Solidariedade:
Apoio ao Ministro do Supremo Tribunal Federal Dias Toffoli
Manifestações firmes são essenciais para lidar com momentos turbulentos. Por isso, torna-se pública a presente nota para considerar os quase vinte anos de serviços relevantes prestados na magistratura brasileira pelo Ministro do Supremo Tribunal Federal Dias Toffoli.
Repetido pelo equilíbrio e firmeza em sua atuação pública, o Ministro Toffoli demonstrou compromisso inabalável com a Constituição Federal e com os valores republicanos.
Não se pode admitir o linchamento moral de autoridades por meio de vazamentos seletivos e pressão indevida de corporações ou grupos de interesse. Tais práticas atentam contra a dignidade da pessoa humana e o Estado Democrático de Direito.
O Solidariedade manifesta total apoio ao Ministro Dias Toffoli e repudia qualquer forma de perseguição ou desrespeito institucional.
Nota da Federação União PP
A Federação União Progressista manifesta sua preocupação com as narrativas que querem colocar a opinião pública contra o ministro Dias Toffoli. É preciso ponderar que as injustiças acontecem quando se tem apenas um lado de uma versão inúmeras vezes sem base sólida. Uma versão caluniosa, que passa a ser tratada como justamente pela reprodução.
Por essa razão, neste momento é essencial nos atentarmos às narrativas que querem colocar a população contra o ministro Dias Toffoli e tudo o que ele fez e faz pelo País enquanto ministro no STF.
A justiça se fortalece quando há equilíbrio e respeito às instituições.
Atentar contra o ministro Toffoli é enfraquecer não apenas um servidor da Nação ou um Poder da República, mas sim atacar os pilares do nosso próprio sistema democrático.
A Federação União Progressista reitera a sua confiança na integridade do ministro Dias Toffoli e acredita que a verdade vai, mais uma vez, prevalecer.
Ciro Nogueira, Presidente Nacional dos Progressistas
Antonio Rueda, presidente nacional da União Brasil

Deixe o Seu Comentário