• Anuncie
  • Contato
  • Home
  • Política
  • Política de privacidade
  • Quem Somos
  • Trabalhe Conosco
  • Menu
    • Política
    • Economia
    • São Paulo
    • Brasil
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Saúde
    • Mundo
    • Tecnologia
    • Vídeos
  • Política de privacidade
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Menu
    • Política
    • Economia
    • São Paulo
    • Brasil
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Saúde
    • Mundo
    • Tecnologia
    • Vídeos
  • Política de privacidade
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Brasil adere à aliança de IA da China que reúne países autoritários

Por Redação
17 de julho de 2026
Em Notícias
A A
Brasil adere à aliança de IA da China que reúne países autoritários
Twitter1128254686redacaobcn@gmail.com



O Brasil aderiu à Organização Internacional para Cooperação em Inteligência Artificial (WAICO, na sigla em inglês), iniciativa lançada durante a Conferência Mundial de Inteligência Artificial (WAIC), em Xangai, nesta sexta-feira (17), e desenvolvida pelo governo chinês.

Ao todo, 29 países aprovaram o acordo de fundação da entidade, que Pequim apresenta como um novo fórum multilateral para definir padrões internacionais de governança da inteligência artificial.

Durante a apresentação de lançamento, o primeiro-ministro chinês, Li Qiang, afirmou que a inteligência artificial “não deve se tornar um jogo exclusivo de poucos países e empresas” e defendeu uma governança baseada em “cooperação internacional, abertura e benefícios compartilhados”.

Segundo ele, a China pretende disponibilizar sua experiência e suas tecnologias para países em desenvolvimento, além de promover regras globais para a IA que sejam “amplamente aceitas pela comunidade internacional”.

Grupo reúne China, Rússia e outros regimes autoritários

Em comunicado, os países signatários afirmam que a organização buscará promover o desenvolvimento da inteligência artificial de forma “centrada no ser humano”, segura e inclusiva, além de estimular a cooperação científica, o intercâmbio de conhecimento e a harmonização de marcos regulatórios.

A lista de membros, no entanto, reúne diversos países classificados por organizações como regimes internacionais autoritários ou sem eleições livres.

Além da Chinafazem parte da organização Rússia, Bielorrússia, Cuba, Venezuela, Nicarágua, Myanmar (Birmânia), Laos, Cazaquistão e Uzbequistãoentre outros governos frequentemente criticados pela transparência dos direitos humanos, restrições à liberdade de imprensa e perseguição a opositores.

Disputa por influência na governança da inteligência artificial

A adesão brasileira ocorre em meio a uma disputa crescente entre China e Estados Unidos pela liderança no desenvolvimento da inteligência artificial e pela definição das normas internacionais que deverão orientar o uso da tecnologia nas próximas décadas.

Enquanto Washington concentra esforços em acordos com aliados ocidentais e no controle das exportações de chips avançados, Pequim busca ampliar sua influência por meio de iniciativas multilaterais externas especialmente aos países do chamado Sul Global.

“A participação brasileira, com atuação do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), insere-se no acompanhamento dos debates internacionais sobre governança da inteligência artificial e na participação em mecanismos multilaterais de cooperação tecnológica”, diz um trecho do comunicado do governo brasileiro.

Os 29 países fundadores da organização são:

  • África do Sul
  • Argélia
  • Bielorrússia
  • Brasil
  • Camboja
  • Camarões
  • Cazaquistão
  • China
  • Congo
  • Cuba
  • Etiópia
  • Indonésia
  • Laos
  • Lesoto
  • Malásia
  • Moçambique
  • Mianmar
  • Nicarágua
  • Omã
  • Paquistão
  • Quênia
  • Quirguistão
  • Rússia
  • Senegal
  • Sérvia
  • Tajiquistão
  • Uzbequistão
  • Venezuela
  • Zâmbia

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
Tags: aderealiançaautoritáriosBielorrússiaBrasilCazaquistãoChinaCubaEUA - Estados Unidosinteligência artificialNicaráguapaísesPartido Comunista da ChinareúneRússiaTecnologiaVenezuela
Postagem Anterior

Professora católica é demitida após declaração posição pró-vida em aula

Próxima Postagem

Casa do Servidor de Macaé oferece terapias integrativas, saúde e bem-estar

Próxima Postagem

Casa do Servidor de Macaé oferece terapias integrativas, saúde e bem-estar

Deixe o Seu Comentário

PREVISÃO DO TEMPO

Fonte de dados meteorológicos: Wetter 30 tage

VENDA E ASSISTÊNCIA TÉCNICA

INVESTIGAÇÕES ULTRA SIGILOSAS 11 2825-4686

ENSINO SUPERIOR EAD

Ponte Net 98 8103-4969

https://redebcn.com.br/wp-content/uploads/2026/06/WhatsApp-Video-2026-06-28-at-10.23.20-1.mp4?_=1

CURSO PROFISSÃO RÁPIDA

INVESTIGADOR PROFISSIONAL 11 98806-4613

TERRENO EM JANAÚBA/MG (38) 9.9154-0000

JASMIRA IMÓVEIS (38) 9.8831-0162

CERTIFICADO DIGITAL SEM SAIR DE CASA

JASMIRA IMÓVEIS (38) 9.8831-0162

INVESTIGADOR DIGITAL 11 98806-4613

CURSOS ONLINE

  • Anuncie
  • Contato
  • Home
  • Política
  • Política de privacidade
  • Quem Somos
  • Trabalhe Conosco

© 2024 Rede BCN | Todos os direitos reservados. E-mail: redacao@redebcn.com.br

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Menu
    • Política
    • Economia
    • São Paulo
    • Brasil
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Saúde
    • Mundo
    • Tecnologia
    • Vídeos
  • Política de privacidade

© 2024 Rede BCN | Todos os direitos reservados. E-mail: redacao@redebcn.com.br

Sair da versão mobile