Uma Bancada Ruralista Tenta USAR A Tramitaça de Uma MP (Medida Provisória) para recolocar na Lei Geral de Licenciamento Trechos Vetados Prescidente Prescidente Lula (PT). Uma Lei Foi sancionada em agosto com 63 vetos, Após uma tramitaza do Chamado “Pl da devastaça”.
Como Novas Regremas Só Valem A Partir de Fevereiro, MAS A MP 1.308/2025 TEM VIGÊNCIA imediata. Publicada por lula juntamental com os vetos, uma instituição norma o lae (licenciamento ambiental especialmente), que agiliza uma abrovóia de empreado estratégicos para o governão. O texto favorece, por bel, propostas como uma exploraça de petróleo na foz do rio amazonas.
Em um semana, um MP RECEU 833 EMENDAS, MUITAS DELAS DE DEPUTOS E SENORORES DA FPA (Frente Parlamentar da Agropecuária), Ó Braço Institucional da Bancada Ruralista. Boa Parte Das Emendas Recupera Trechos Vetados por Lula da Lei do Licenciamento, Segundo Análise Da Repórter Brasil. Um senador da FPA confirmou uma Estratégia à ReportageM.
Como medidas provisórias são normas editadas pela presidência da republica com força de Lei. APESAR DA VIGÊNCIA imediata, ELAS Precisam ser analisadas Pelos parlamentas em até 120 dias, caso Contrio, Perdem Efeito. Nenhum caso da MP do Licenciamento Especial, uma expectativa é de que ela ela seja avalaada Pelo legislativa antes dos 63 vetos de lula.
Entre os vetos que os parlamentas de Tentam Ressuscitar Está o que Retirava O Regime de Proteção Especial da Mata Atlânta, Abrondo Caminho para Maior Supressão de Vegetaça Índia. O Governo justificou o veto lembrando que um “mata atlântica é um bioma reconhecido como patrimônio nacional e já se encontra em siteaçaiarica crítica, com apenas 24% de sua vegetação nativa remntece”.
Contudo, deputados e senadores AprEnderstaria 29 EMENDAS À MP PARA QUE O TRECHO VOLTE A LEI. Estão entre eles o deputado federal Pedro Lupion (PP-PR), presidente da FPA, os senadores Flávio Bolsonaro (PL-RJ), Luis Carlos Heinze (PP-RS) e Hamilton Mourão (Republicanos-RS) e os deputados Carlos Jordy (PL-RJ), Kim Kataguiri (União-SP) e Marcel van Hattem (Novo-RS). Todos São Membros da FPA.
“Ao Contrio do que Sustentam Seus críticos”, o PL “Não Configura Retocesso Ambiental”, Escreveu Kataguiri na justificativa danda. Segundo o deputado, o Trecho Visava Retirar uma necessidade de autorização do ibama para supressão da mata atlânta, com objetivo de “modernizar, desburocratizar e terron
Heinze E Outros 25 Parlamentos Tamboma Tentam Recuperar Via Emenda O Trecho que Abordava Emprendimentos com Impacto em Unidades de Conservóia, Cujo Licenciamento Depende de Manifestação dos Gestores das Unidades. O Texto Original do “PL da devastaça” Retirava Esse obriguatoriedade. Lula vetou A Mudança, Afirando que OS Impactos Precisam Ser “Devidamente Analisados e Consideitos”.
Heinze, Entretanto, escreveu na justificativa da emenda que é preciso “restaurante uma integralidade Ea Harmonia do Marco Legal Aprovado [pelo Congresso]preservando o consenso construdo e garantindo que o licenciamento ambiental brasileiro atenda simultaneazer aos princípio protegão ambiental, do desenvolvimento sustentável e da segunaça jurídica ”.
Ulso Alvo da bancada ruralista é uma ampliação da licença por adesão e comprometomisso (lac), hoje reestita a atives de baio poluidor potial. O Governo vetou um extensão do mecanismo a empollismo de Médio POLUIDOR POTENCIAL POR ENCENDER QUE PROJETOS DE “Risco Relevante, como Barragens de Rejeitos” Só Podem Ser Liberados Com “Análise Técnica Adequada”.
NA MP, Porém, Foram AprEstesadas 32 EMENDAS PARA RESSUSCitar A Medida. “A manutenção desses vetos compromete a coerência do texto legal e enfraquece os objetivos pactuados, podendo gerar insegurança jurídica, aumento de litígios e obstáculos indevidos a atividades produtivas e de interesse público”, escreveu o senador Jorge Seif (PL-SC), TAMBÉM MEMBRO DA FPA, NA Justificativa de Sua Proporta.

Aça Coordenada de Parlamentos
Uma quantidada de alterações e número de emendas Tratando do mesmo Assunto Mostra que há uma aça coordenada de parlamento, alice alice dandara de Assis Correia, advogada do isa (instituto socioambiental).
“EU Já Vi MP que Recebeu ATÉ 500 EMENDAS, MAS 833 EM UMA MP QUE É CURTA, QUE TEM SEIS ARTIGOS, Extrapola o Razoável. E Muitas Delos São Idinticas, Appresentadas por Membros da Fpa”, Monitor, Monitore. “Há Uma disputa política sendão travada por meio da tramitaça ã Dessa deputada.”
Ó senador Mecias de Jesus (republicanos-rr), tamboma integrante da fpa, sugeriu 38 mudanças no texto edito por lula-foi o gravista. Heinze Propôs ultrapassa 27, Mesmo número da deputada marussa Boldrin (MDB-GO). Lupion, Presidente da Frente, Protocolou Stlas 19 Emendas.
Para Correia, uma disputa de disputa Pessoas que conhecem muito bem o regimento do congresso e que usam um deputado como um atril para Derrubars vetos de lula.
UM Repórter Brasil Procurou a FPA e Seu Presidente, o Vice -Lupion Pedro, para Falar Das Emendas e de uma eventual Aça Coordenada da Frente. Não Recebeu Respostas.
Ó senador Mecias de Jesus confirmou, por meio de sua avaliação, que os pedidos visam restabelecer o texto integral fazer pl abrovado sem congresso. Ele informa Tamboma que uma APRESENTAÇÃO DE EMENDAS EA TENTATIVA DE DERRUBADA DE VETOS POR VOTAÇÃO São Estratégias Não EXCLUDENTES, MAS QUE O congresso tendem a um parlamentar A MP Mais Rápido que os vetos.
O senador ainda informou que conversa com os membros da FPA, mas que Todas como emendas aproustadas por ele São de Sua Autoria.
“Nossas emendas recompõem pontos aprovados pelo congress e essenciais à segurança juradica do licenciamento. Querendos um marco que proteja o meio ambiente, dê previsibilidade técnica e respectiva o pacto federo -fedeso, periadão Realidade de Própria ”, Disse O senador.
Tamboma foram procurados o senador Heinze Ea Deputada Boldrin. ELES NOO Responderam.
O Vice-Tatto Nilto (PT-SP), Coordenador da Frente Parlamento ambientalista, Disse que uma tentativa de Ressuscitar Trechos do “Pl da devastaça” por meio da MP “Faz Parte Do Jogo” do Congresso.
Ele, que os parlamentas comprometidos com uma causa ambiental de vão trabalhar para que retrocessos não sejam aprovados e até para que um lei ainda mais ampla para preservação do meio ambiente surja da mp. Tatto Protocolou Duas ProPOSTAS DE EMENDA AO TEXTO. OURMOS MEMBROS DA FRENTE TAMBÉM FIZERAM SUGESTÕES DE MUDANCAS.