• Anuncie
  • Contato
  • Home
  • Política
  • Política de privacidade
  • Quem Somos
  • Trabalhe Conosco
  • Menu
    • Política
    • Economia
    • São Paulo
    • Brasil
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Saúde
    • Mundo
    • Tecnologia
    • Vídeos
  • Política de privacidade
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Menu
    • Política
    • Economia
    • São Paulo
    • Brasil
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Saúde
    • Mundo
    • Tecnologia
    • Vídeos
  • Política de privacidade
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Sem Resultado
Ver todos os resultados

adiamentos estariam ligados a avanço de investigação

Por Redação
13 de fevereiro de 2026
Em Notícias
A A
adiamentos estariam ligados a avanço de investigação
Twitter1128254686redacaobcn@gmail.com



A decisão da Polícia Federal (PF) de suspender novos depoimentos de ex-sócios do Banco Master, incluindo o CEO da instituição, Daniel Vorcaro, no fim de janeiro, pode ter relação direta com o relatório entregue nesta semana pela PF ao presidente do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin. Naquele momento, o relatório que trata de uma possível ligação entre o então relator do caso do Mestre no STF, o ministro Dias Toffoli, e Vorcaro já estava em elaboração e com evidências de contatos formais entre ambos. Foi quando as defesas dos investigados comunicaram à Polícia Federal que seus clientes permaneceram em silêncio em eventual novo depoimento pelo fato de não terem tido acesso a todas as provas e documentos.

A decisão ocorreu duas semanas após a segunda fase da operação Compliance Zero, quando a PF já havia acessado dados extraídos dos aparelhos eletrônicos apreendidos e na primeira fase da operação, em novembro de 2025, e identificados suspeitos de contatos entre o empresário e o ministro. Segundo fontes ligadas às investigações, havia a expectativa de que o investigador questionasse possíveis conexões com autoridades, o que teria contribuído para a estratégia de silêncio pelas defesas, levando à suspensão das ações por parte da PF.

A deflagração da segunda etapa da investigação, no dia 14 de janeiro, voltou a ter como alvo o empresário Daniel Vorcaro e pessoas de seu entorno. Quando convocados aos depoimentos, que ocorreram nos dias 27 e 28 de janeiro, as defesas informaram previamente que seus clientes exerceriam o direito constitucional de permanência em silêncio, alegando que não tiveram acesso integral ao conteúdo das apurações, especialmente aos dados extraídos de celulares e documentos apreendidos.

A primeira fase do Compliance Zero foi deflagrada em novembro, quando a PF apreendeu um celular de uso pessoal de Vorcaro, do qual o banqueiro não informou a senha de acesso. Já na segunda etapa, realizada em janeiro, os investigadores encontraram quase 40 aparelhos eletrônicos, dos quais cinco foram apontados ao próprio empresário.

O volume de provas teria ampliado de forma significativa o escopo da investigação, permitindo a remoção de novos dados considerados estratégicos para o avanço do inquérito e o aparecimento de nomes influentes na cena política, econômica e jurídica em Brasília.

Na época, os advogados sustentaram que a falta de acesso completo às provas inviabilizaria o exercício do pleno do direito de defesa, já com acusações claras de que nomes influentes deveriam ser aparecidos nas investigações. Com isso, a corporação decidiu reavaliar a necessidade de redesenhar os depoimentos antes da conclusão do inquérito, o que deverá ocorrer até meados de março.

A única oitiva mantida no fim de janeiro foi a do ex-diretor de compliance do Banco Master Luiz Antônio Bull, que prestou esclarecimentos no dia 27 do mês passado por cerca de uma hora. O teor de seu depoimento permanece sob sigilo.

A rodada de interrogatórios teve como foco aprofundar a apuração sobre supostas irregularidades na venda do Master ao BRB – negócio que está no centro das investigações -, e as ligações políticas e jurídicas de Vorcaro que poderiam proporcionar blindagem em processos e investigações.

Nos bastidores, o pesquisador da PF avalia que o cancelamento dos depoimentos pode ter sido influenciado também pelo avanço das análises técnicas realizadas após a segunda fase da operação. As extrações de dados dos aparelhos apreendidos, especialmente dos cinco celulares atribuídos a Vorcaro, revelaram conexões antes negadas por Vorcaro, no depoimento de 30 de dezembro, e ampliado a teia investigatória. Parte desse material ainda estaria sendo submetida a cruzamentos de dados que envolvem interlocuções sensíveis, o que teria elevado o grau de complexidade do caso.

Nesta semana, no entanto, Daniel Vorcaro manifestou-se ao Senado que está disposto a comparecer à Comissão de Assuntos Económicos (CAE), no dia 24 de fevereiro, para prestar esclarecimentos públicos sobre o caso envolvido o Mestre. Um novo depoimento à PF ainda não foi agendado. Vorcaro está em prisão domiciliar com uso de tornozeleira eletrônica desde o fim de novembro.

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
Tags: adiamentosavançoBanco Mestredias toffoliestariamImpeachmentinvestigaçãoligadospolicia federalSenadoSTF
Postagem Anterior

Ativistas de esquerda organizam flotilha com destino a Cuba

Próxima Postagem

Carmelitas interrompeu cortejo pela primeira vez em 36 anos

Próxima Postagem

Carmelitas interrompeu cortejo pela primeira vez em 36 anos

Deixe o Seu Comentário

PREVISÃO DO TEMPO

Fonte de dados meteorológicos: Wetter 30 tage

INVESTIGADOR PROFISSIONAL 11 98806-4613

TERRENO EM JANAÚBA/MG (38) 9.9154-0000

JASMIRA IMÓVEIS (38) 9.8831-0162

CERTIFICADO DIGITAL SEM SAIR DE CASA

JASMIRA IMÓVEIS (38) 9.8831-0162

INVESTIGADOR DIGITAL 11 98806-4613

Foto: Reprodução

CURSOS ONLINE

  • Anuncie
  • Contato
  • Home
  • Política
  • Política de privacidade
  • Quem Somos
  • Trabalhe Conosco

© 2024 Rede BCN | Todos os direitos reservados. E-mail: redacao@redebcn.com.br

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Menu
    • Política
    • Economia
    • São Paulo
    • Brasil
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Saúde
    • Mundo
    • Tecnologia
    • Vídeos
  • Política de privacidade

© 2024 Rede BCN | Todos os direitos reservados. E-mail: redacao@redebcn.com.br

Sair da versão mobile