O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta segunda-feira (26) em post na rede social Verdade Social que o regime da Venezuela, agora sob comando de Delcy Rodríguez, tem libertadores presos políticos “em ritmo acelerado”.
Ele também agradeceu aos novos comandantes do regime chavista pelos que chamaram de “importante gesto humanitário”. A declaração ocorre no mesmo dia em que as autoridades de Caracas afirmaram que 808 pessoas foram libertadas nos últimos meses.
Trump escreveu ainda que espera que o ritmo de libertações “aumente nas próximas semanas”.
Mais cedo, o ministro do Interior e da Justiça da Venezuela, Diosdado Cabello, também conhecido por ser considerado o número 2 do chavismo, declarou que o país havia libertado 808 presos desde “antes de dezembro”. Grupos de direitos humanos e organizações não governamentais têm questionados os números do regime e o alcance das libertações.
Segundo organizações de direitos humanos que acompanham os presos políticos, o número de pessoas realmente libertadas pelo regime até agora representa uma fração do total considerada detida por razões políticas, sendo em muitos casos verificados apenas algumas poucas solturas após anúncios oficiais.

Deixe o Seu Comentário