O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, conversou por telefone com o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, no final da semana passada, segundo informou nesta sexta-feira (28) o jornal americano O jornal New York Times. De acordo com o veículo, os dois falaram sobre a possibilidade de uma reunião presencial nos EUA, embora nenhuma data tenha sido marcada.
Segundo o Temposa chamada ocorreu no fim da semana e contou com a participação do secretário de Estado, Marco Rubio. Fontes ouvidas pelo jornal afirmaram que uma conversa incluiu a avaliação de um encontro nos Estados Unidos, mas uma delas destacou que “não há planos no momento para tal reunião”.
Os Estados Unidos mantêm neste momento uma presença militar significativa no Caribe, próximo do território da Venezuela. Autoridades do governo Trump afirmaram que o objetivo da missão em curso é impedir o tráfico de drogas. Caracas, por sua vez, diz que a pressão militar tem como objetivo promover uma mudança de regime no país e derrubar Maduro do poder. Nesta semana, os EUA designaram o chamado Cartel de Los Soles, liderado por Maduro, como uma organização terrorista e, nesta quinta-feira (27), o presidente Trump disse que os EUA podem iniciar operações em solo contra o narcotráfico venezuelano.
Em outubro, segundo o TemposMaduro ofereceu aos EUA participação em campos de petróleo e outras oportunidades de negócios para tentar reduzir o prejuízo. Segundo o jornal americano, a Casa Branca cerrou tais conversas no início de novembro ao constatar que o ditador venezuelano pretendia permanecer no poder.

Deixe o Seu Comentário