O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, alfinetou nesta quarta-feira (22) os pecuaristas do país, ao dizer que eles só “estão indo bem” porque ele taxou as americanas de carne, inclusive as provenientes do Brasil, e pediu para que os produtores baixassem seus preços.
O bate-boca entre o presidente americano e as associações do setor começou depois que Trump anunciou no início da semana que os Estados Unidos deveriam importar mais carne bovina da Argentina, país governado por seu aliado Javier Milei, para baixar preços.
Em nota, a Associação Nacional de Pecuaristas de Carne Bovina (NCBA, na sigla em inglês) disse que seus filiados consideram que essa “recompensa à Argentina”, com “acesso expandido ao mercado americano”, pode prejudicar os pecuaristas dos Estados Unidos, “além de interferir no mercado livre”.
Hoje, Trump falou sobre o assunto em um post na Truth Social e citou as tarifas de 50% sobre vários produtos brasileiros que entraram em vigor em agosto, entre eles, a carne bovina.
“Os pecuaristas, que eu amo, não entendem que a única razão pelo que estão indo tão bem, pela primeira vez em décadas, é porque eu impus tarifas sobre o gado que entra nos Estados Unidos, incluindo uma tarifa de 50% sobre o Brasil”, escreveu Trump.
“Se não fosse por mim, eles estariam exatamente como estavam nos últimos 20 anos — numa situação terrível! Seria bom se eles entendessem isso, mas eles também precisam reduzir os preços, porque o consumidor também é um fator muito importante, na minha opinião!”, alfinetou o republicano.

Deixe o Seu Comentário