O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que “Cuba não conseguirá sobreviver”, após ordenar a imposição de tarifas aos países que vendem petróleo à ilha.
A declaração foi dada a jornalistas durante a apresentação do documentário da primeira-dama americana, Melania Trump, nesta quinta-feira (29).
Segundo o republicano, as medidas que impulsionam a queda do regime cubano não são intencionais, mas o isolamento é reflexo das autoridades da ilha terem tratado mal o seu povo. Trump ainda classificou o país como uma “nação falida”.
As novas declarações de Trump surgem horas depois dele discutir uma ordem executiva para importação de tarifas aos países que fornecem petróleo a Cuba. “Considero que a situação em relação a Cuba constitui uma ameaça incomum e extraordinária para a segurança nacional e a política externa dos EUA, e pela presente declarar uma emergência nacional com respeito a essa ameaça”, argumentou o mandatário ao anunciar uma ordem executiva.
Nesta quinta-feira, o jornal Financial Times divulgou uma reportagem na qual aponta que Cuba só tem petróleo suficiente para 15 a 20 dias nos níveis atuais de demanda e produção interna.

Deixe o Seu Comentário