A tensão entre Estados Unidos e Venezuela atinge um novo patamar com Donald Trump afirmando que já decidiu sobre uma ação militar, gerando fortes acontecimentos de Nicolás Maduro, que convocou mobilizações. Em outra frente, o presidente americano anunciou um processo bilionário contra a emissora BBC. Na América Latina, o cenário regional se destaca como o Chile se preparando para eleições acirradas, pautadas pela crise de segurança e um clima de oposição à esquerda.
Foco nas Américas: Tensão EUA-Venezuela e cenário regional
A tensão entre Estados Unidos e Venezuela aumentou. Maduro convocou mobilizações em resposta aos exercícios militares dos EUA. Eles aconteceram em Trinidad e Tobago. Maduro também apelou aos cristãos dos EUA pela paz, com medo de Trump. O presidente Donald Trump aumentou o mistério sobre o tema. Ele afirmou já ter decidido sobre uma ação militar na Venezuela. Contudo, declarou que “não posso dizer” qual é a decisão. Em outros pontos da região, o Chile se prepara para eleições. A crise de segurança pauta o debate, com um clima contra a esquerda. No Peru, a Transparência Internacional acusou a FAB de ajudar a fuga da ex-primeira-dama. Na Argentina, uma explosão em um polo industrial deixou feridos.
Diplomacia e Conflitos: de Pequim ao Oriente Médio
Na Ásia, a China orientou seus cidadãos a não viajarem ao Japão. A medida reflete uma crise diplomática entre os dois países. No Oriente Médio, Putin e Netanyahu conversaram por telefone. Eles discutiram a situação atual da região, que segue tensa.
VEJA TAMBÉM:
- Em meio à crise diplomática, a China orienta os cidadãos a não viajarem para o Japão
- Em conversa por telefone, Putin e Netanyahu discutem situação do Oriente Médio
Destaques dos EUA: Trump processa BBC e clemência na pena de morte
O presidente Donald Trump anunciou que irá processar a emissora BBC. A ação judicial pode chegar a 5 bilhões de dólares. A decisão veio após a BBC negar um pedido de indenização. Em outra notícia do país, um caso judicial teve grande repercussão. Um detento condenado à morte recebeu clemência. O perdão foi conceder minutos antes da execução agendada.
VEJA TAMBÉM:
- Após a BBC negar a compensação, Trump diz que processará emissora em até US$ 5 bilhões
- Detento condenado à pena de morte nos EUA recebe clemência minutos antes de ser executado
Direitos Humanos e Sociedade: do Irã a Portugal
No Irã, as mulheres continuam desafiando a lei do uso obrigatório do hijab. Em resposta, o Poder Judiciário pediu maior rigor na aplicação da lei. Em Portugal, um ato de violência chocou a comunidade. Uma criança brasileira teve os dedos decepados por colegas em uma escola.
VEJA TAMBÉM:
- Irã: mulheres desafiam a lei do hijab obrigatória, e Judiciário pede maior rigor
- Criança brasileira tem dedos decepados por alunos na escola de Portugal
Conteúdo gerado por inteligência artificial com base em material da Gazeta do Povo, e submetido a revisão factual. Ao se tratar de uma tecnologia experimental, podem ocorrer imprecisões. Relacione qualquer erro para: [lab@gazetadopovo.com.br].

Deixe o Seu Comentário