O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a ameaçar nesta terça-feira (14) mudar a sede de algumas partidas da Copa do Mundo do ano que vem se considerar que a cidade não é segura, e acrescentou que isso também poderá acontecer no caso de Los Angeles com os Jogos Olimpíadas de 2028.
“Se alguém estiver fazendo um mau trabalho e eu perceber que as condições são inseguras, ligaria para Gianni (Infantino), o presidente da Fifa (…) e diria: ‘Vamos mudar (o jogo) para outro lugar”, disse o republicano.
“Poderíamos dizer o mesmo dos Jogos Olímpicos, porque, como sabemos, temos eventos em locais diferentes. Os Jogos Olímpicos são realizados em Los Angeles. Se eu pensar que Los Angeles não está bem preparada, mudaria para outra localização”, acrescentou.
Trump não poderia, por si só, modificar uma sede ou o local de uma partida da Copa, mas mantém uma relação muito próxima com Infantino, que tem esse poder.
As palavras de Trump desta terça foram dirigidas principalmente à cidade de Boston, cuja prefeita é Michelle Yu, do Partido Democrata, e que se encontra nos últimos meses na mira do governo federal por considerar que interfere nas suas políticas contra a imigração ilegal.
O Gillette Stadium, em Foxborough, município vizinho de Boston, tem previsão de receber sete partidas da Copa do Mundo.
Essas ameaças se somam às que Trump fez em setembro contra outras cidades com prefeitos filiados ao Partido Democrata, como Seattle e São Francisco, às quais ele anunciou que poderia cancelar partidas da Copa do Mundo se fossem consideradas inseguras. Na ocasião, Trump também apresentou a possibilidade de tomar medidas semelhantes para os Jogos Olímpicos de Los Angeles.
Os Estados Unidos, que coorganizaram o Mundial de 2026 junto com México e Canadá, contam com 11 sedes, a maioria em cidades governadas por democratas: Los Angeles, Nova York, Atlanta, Houston, Boston e Filadélfia.
Deixe o Seu Comentário