O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira (28) que cancelou todas as medidas do seu antecessor, o democrata Joe Biden, que foram assinadas com caneta automática.
O autopen é um aparelho utilizado para reproduzir assinaturas do presidente e é utilizado há vários anos pelos mandatários dos Estados Unidos, em razão do grande volume de documentos a serem firmados pelos chefes de Estado.
“Qualquer documento aprovado pelo sonolento Joe Biden com a caneta automática, o que representa aproximadamente 92% deles, está por meio desta declaração anulada e não terá mais validade ou efeito. O uso da caneta automática é proibido sem a aprovação específica do presidente dos Estados Unidos”, escreveu Trump na rede Truth Social.
Trump e outros republicanos alegaram que uma caneta automática foi utilizada pelos assessores de Biden para revisar medidas que não foram autorizadas por ele.
Em outubro, um comitê de maioria republicana da Câmara dos EUA afirmou que, “na ausência de documentos que estabeleçam um registro do processo decisório do presidente Biden, […] considere nulas as ações executivas do presidente Biden assinadas por meio da caneta automática”, e pediu que o Departamento de Justiça tratasse do assunto.
“Os lunáticos da esquerda radical que cercavam Biden ao redor da bela Mesa Resoluta no Salão Oval [da Casa Branca] Ele roubou a Presidência. Por meio desta mensagem, cancele todas as ordens operacionais e qualquer outro documento que não tenha sido aprovado diretamente por Joe Biden corrupto, pois as pessoas que operaram a caneta automaticamente agiram ilegalmente”, afirmou Trump nesta sexta-feira.
“Joe Biden não esteve envolvido no processo da caneta automática e, se ele disser que esteve, será processado por perjúrio”, acrescentou o republicano.
Biden sempre alegou que todas as decisões do seu mandato assinadas com o autopen feito foram tomadas por ele.
Em entrevista ao The New York Times em julho, ele refutou as acusações dos republicanos e disse que os perdões presidenciais e as comutações de pena que concederam ao fim do seu mandato foram autorizados verbalmente antes de serem assinados com a caneta automática.
De acordo com o NYT, o único perdão presidencial nesse período que Biden assinou com a própria mão foi para seu filho Hunter Biden.

Deixe o Seu Comentário