A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, agradeceu neste sábado (7) ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, por reconhecer formalmente seu governo, decisão tomada após o restabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países nesta semana.
“Reiteramos nossa disposição de construir relações de longo prazo baseadas no respeito mútuo, na igualdade e no direito internacional, de modo a implementar uma agenda de trabalho que fortaleça a cooperação em benefício de ambos os países”, escreveu Delcy em sua conta na rede social X (ex-Twitter).
Nesse sentido, um governante ratificou que o diálogo diplomático é o “caminho virtuoso” para resolver as “divergências” entre a Venezuela e os Estados Unidos e “avançar nas encomendas”.
Mais cedo, Trump disse em uma cúpula com presidentes de direita latino-americanos que nesta semana conheceram formalmente o governo de Delcy Rodríguez na Venezuela para restabelecer as relações diplomáticas.
“Tenho o prazer de anunciar que, nesta semana, autorizamos formalmente o governo venezuelano. Na verdade, o confirmamos legalmente”, afirmou Trump em seu discurso inaugural da iniciativa Escudo das Américas em Miami, para o qual chamou diversos líderes de direita da região.
O mandatário dos Estados Unidos se referiu ao anúncio feito por Washington e Caracas na quinta-feira passada, quando concordaram em retomar as relações diplomáticas e consulares após o ataque militar dos EUA à Venezuela, que resultou na captura do presidente Nicolás Maduro em 3 de janeiro e na subsequente nomeação de Delcy Rodríguez como presidente interina.
VEJA TAMBÉM:
- “Cuba vive seus últimos momentos”, afirma Trump em evento com líderes latinos
- Trump diz que indústria de defesa dos EUA vai quadruplicar produção de armas

Deixe o Seu Comentário