O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o ditador da Rússia, Vladimir Putin, conversaram novamente por telefone nesta quinta-feira (16), e o mandatário americano anunciaram que ambos serão encontrados em breve em Budapeste, na Hungria.
“Ao final da ligação, concordamos que haverá uma reunião de nossos conselheiros de alto nível na próxima semana. As reuniões iniciais dos Estados Unidos serão lideradas pelo secretário de Estado, Marco Rubio, juntamente com várias outras pessoas a serem designadas. O local da ligação A reunião ainda será definida”, escreveu Trump na rede Truth Social.
“O presidente Putin e eu então nos encontraremos em um local previamente combinado, Budapeste, Hungria, para ver se conseguirmos pôr fim a esta guerra ‘inglória’ entre a Rússia e a Ucrânia. [ucraniano, Volodymyr] Zelensky e eu nos encontraremos amanhã, no Salão Oval [da Casa Branca]onde discutiremos minha conversa com o presidente Putin e muito mais”, acrescentou o presidente americano.
No post, Trump disse que Putin o parabenizou pelo acordo intermediado pelos Estados Unidos de cessar-fogo no conflito entre Israel e Hamas na Faixa de Gaza e que acredita que esse compromisso útil conversas nas para dar fim à guerra na Ucrânia, iniciado em fevereiro de 2022 com a invasão das forças russas.
Trump e Putin foram encontrados no Alasca em agosto e classificaram a conversa como “produtiva”, mas não anunciaram um cessar-fogo.
Três dias depois, o presidente americano realizou uma reunião na Casa Branca com Zelensky e líderes europeus e da Otan, na qual foram debatidas garantias de segurança futuras para a Ucrânia, e anunciou que marcaria um encontro entre o mandatário ucraniano e o ditador russo. Entretanto, tal reunião ainda não ocorreu devido à resistência do Kremlin.
Irritado com a falta de retorno de Moscou, o governo Trump vem ameaçando ampliar as avaliações e tomar outras medidas contra a Rússia.
Deixe o Seu Comentário