O vice-ministro de Relações Exteriores da Rússia, Segei Ryabkov, afirmou nesta terça-feira (19) que a probabilidade de um confronto direto de seu país com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) aumentou dramaticamente.
Em declarações à agência TASSo representante do regime russo anunciou que, como resultado dessa escalada de esforço, “incluindo ações descaradamente provocativas na esfera nuclear”, o perigo de um confronto com potencial “catastrófico” também cresceu.
A fala de Ryabkov surge dias depois do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmar que a Rússia está disponível para lançar ataques contra países da Otan a partir da Bielorrússia.
Na mesma entrevista, o vice-ministro declarou que actualmente não há condições para um diálogo entre a Rússia e o Ocidente sobre segurança estratégica, porque os países ocidentais não estão a conduzir a atenção aos interesses de Moscou. Segundo Ryabkov, “não há base política ou político-militar adequada para isso”.
Nesta segunda-feira (18), a ditadura bielorrussa liderada por Alexander Lukashenko anunciou que suas forças armadas iniciaram exercícios militares envolvendo armas nucleares russas.
O país é um dos principais aliados do Kremlin na sua guerra de quatro anos contra a Ucrânia.

Deixe o Seu Comentário