Um relatório produzido pelo Escritório do Inspetor-Geral da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID, na sigla em inglês) revelou que mais de 100 funcionários da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA) teriam participado do ataque terrorista de 7 de outubro de 2023 contra Israel ou ligação com o braço militar do Hamas, as Brigadas Al-Qassam.
Segundo o jornal Correio de Nova Yorko órgão americano encaminhou 101 nomes da agência para suspensão ou impedimento de participação em programas financiados com dinheiro dos contribuintes dos Estados Unidos por terem ligação com o Hamas. A medida pode barrar esses funcionários e ex-funcionários de receber recursos de ajuda externa americana por dez anos. De acordo com o resumo da investigação, entre os nomes citados há diretores de escolas, professores, funcionários de segurança, atendentes, conselheiros psicossociais e profissionais de saúde ligados à UNRWA.
O relatório afirma que alguns desses funcionários acumularam cargos na agência da ONU e cargos dentro do Hamas. Segundo o Correio de Nova Yorko relatório aponta que um vice-diretor de escola da UNRWA também atuou como subcomandante das Brigadas Al-Qassam. Outro vice-diretor de escola teria sido líder de esquadrão em uma brigada do Hamas de Khan Younis, no sul da Faixa de Gaza.
A investigação também revelou que professores da agência retinham funções militares ou de inteligência para o Hamas e outros grupos terroristas aliados. Um deles, segundo o relatório, teria transportado missões antitanque para auxiliar o grupo terrorista palestino durante o massacre de 7 de outubro. Naquele ataque, terroristas do Hamas invadiram comunidades em Israel, mataram cerca de 1,2 mil pessoas e sequestraram civis.
O porta-voz do Departamento de Estado, Tommy Pigott, afirmou à mídia israelense que não é surpresa que mais de 100 funcionários da UNRWA tenham sido identificados como envolvidos no ataque de 7 de outubro. Ele disse que o presidente Donald Trump e o secretário de Estado Marco Rubio já afirmaram que nenhum recurso do Departamento de Estado será enviado à UNRWA, que, segundo ele, foi “totalmente infiltrado pelo Hamas e por simpatizantes terroristas”. Em fevereiro de 2025, Trump assinou um decreto retirando o financiamento americano da UNRWA.

Deixe o Seu Comentário