A ministra das Finanças do Reino Unido, Rachel Reeves, apresentou nesta quarta-feira (26) um orçamento que prevê um grande aumento de impostos para que o governo do primeiro-ministro trabalhista Keir Starmer cumpra metas de redução do déficit.
Segundo informações da agência Reuters, o pacote estabelece altas de impostos que somam 26,1 bilhões de libras (R$ 184,4 bilhões) por ano, o que elevará a carga tributária britânica para 38,3% do PIB, um recorde pós-Segunda Guerra Mundial.
“Sem dúvida, enfrentaremos oposição novamente. Mas ainda não vi um plano alternativo crível ou mais justo para os trabalhadores”, disse Reeves ao apresentar uma proposta ao Parlamento.
No ano passado, o ministério já apresentou um orçamento que distribuiu aumentos de impostos de 40 bilhões de libras (cerca de R$ 282,5 bilhões em valores atuais) por ano, o que representou 1,25% da produção econômica britânica, a maior alta desde 1993. Na ocasião, Reeves disse que se tratava de “uma medida excepcional”.
O orçamento apresentado nesta quarta-feira foi criticado pela oposição: o líder do partido de direita nacionalista Reforma do Reino Unido, Nigel Farage, disse em entrevista coletiva que a medida “representa um ataque à ambição e ao corte de gastos”.
“Uma coisa que ficou muito clara para mim ao ver o orçamento foi que estamos em um ciclo vicioso econômico, e ninguém parece relevante isso, nem o governo conservador anterior, nem este governo trabalhista”, disse Farage, de acordo com informações do jornal Daily Express.

Deixe o Seu Comentário