O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, disse nesta quarta-feira (15) que não participará da Cúpula das Américas, que será realizada na República Dominicana em dezembro, depois que o país-sede decidiu não convidar as ditaduras de Cuba, Nicarágua e Venezuela para o evento em Punta Cana.
“Não participei da Cúpula das Américas na República Dominicana. O diálogo não começa com exclusões”, escreveu o mandatário esquerdista no X.
Na postagem, Petro disse que propôs aos Estados Unidos uma reunião entre os países da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e Washington “para estudar a integração econômica de uma grande América”.
“Não houve resposta, e o que temos é uma agressão no Caribe, que havia sido prevista como zona de paz”, afirmou, em referência aos bombardeios que a gestão Trump tem realizado contra barcos no Mar do Caribe, alegando que transportavam drogas de gangues venezuelanas.
No final de setembro, o Ministério das Relações Exteriores dominicano informou que Cuba, Nicarágua e Venezuela não integram a Organização dos Estados Americanos (OEA), que coordena o evento, e não participou da Cúpula das Américas anterior, realizada em Los Angeles em 2022 – os Os Estados Unidos decidiram não convidá-los devido à repressão nesses locais.
Mesmo assim, a pasta alegou que a decisão de não convidar as três ditaduras foi tomada com o objetivo exclusivo de garantir a participação do maior número possível de países na cúpula.
Deixe o Seu Comentário