• Anuncie
  • Contato
  • Home
  • Política
  • Política de privacidade
  • Quem Somos
  • Trabalhe Conosco
BCN
  • Menu
    • Política
    • Economia
    • São Paulo
    • Brasil
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Saúde
    • Mundo
    • Tecnologia
    • Vídeos
  • Política de privacidade
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Menu
    • Política
    • Economia
    • São Paulo
    • Brasil
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Saúde
    • Mundo
    • Tecnologia
    • Vídeos
  • Política de privacidade
Sem Resultado
Ver todos os resultados
BCN
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Os cristãos são alvos de persecução sistêmica na Índia

Redação Por Redação
19 de junho de 2026
Em Entretenimento
A A
Os cristãos são alvos de persecução sistêmica na Índia
Twitter1128254686redacaobcn@gmail.com



A violência contra os cristãos e a pressão para abandonar a fé tem gerado problemas cada vez mais comuns na Índia ao longo dos últimos anos. Recentemente, famílias cristãs receberam um ultimato para retornar às religiões tradicionais locais, como o hinduísmo, e ao menos três pastores foram assassinados em uma emboscada ao retornar de um evento religioso.

UMA ONG Portas Abertasque acompanha casos de perseguição religiosa no mundo, alerta que o país asiático figura entre os contextos mais desafiadores para minorias religiosas e reflete uma realidade em que pressão sistêmica e violência caminham juntas.

As principais formas de perseguição ocorrem por meio de ataques a igrejas, incidentes de cultos e agressões físicas e morais que podem chegar a níveis extremos.

O secretário-geral das Portas Abertas Brasil e América Latina, Marco Cruz, confirmou à Gazeta do Povo que houve uma alteração consistente e progressiva do ambiente de liberdade religiosa na Índia nos últimos anos.

Segundo ele, esse movimento está diretamente ligado ao fortalecimento do nacionalismo hindu, o que sustenta a ideia de que a identidade indiana está intrinsecamente associada ao hinduísmo. “Quando essa lógica se consolida, ela passa a restringir o espaço de outras religiões e a legitimar, na prática, a discriminação”, afirmou.

A ong Portas Abertas observa que a violência contra os cristãos se tornou uma tendência mais ampla e normalizada. “A perseguição se torna mais divulgada, mais socialmente aceitável em determinados contextos e, por isso mesmo, mais difícil de reverter”, diz Cruz.

Apesar da violência física ser utilizada em contextos de perseguição no país, existe ainda uma pressão diária, muitas vezes invisível aos olhos externos, aponta o secretário-geral. “Em diversas regiões, especialmente nas áreas rurais, os cristãos são rejeitados por suas próprias comunidades, perdem acesso aos recursos básicos e enfrentam tentativas de forçá-los a retornar à religião de origem. Esse tipo de coerção social é um dos pilares da perseguição”.

Embora a Constituição indiana assegure a liberdade religiosa, há um distanciamento significativo entre o princípio legal e a prática. Relatórios recentes mostram que as autoridades locais, em alguns casos, não apenas falham em proteção às minorias, como também comentários para o problema, seja por omissão, seja por ações diretas, como prisões sustentadas em acusações frágeis.

“Nesse contexto, cristãos e outras minorias acabam sendo vistos, por parte da sociedade e de setores políticos, como elementos externos ou até ameaças à identidade nacional. Essa percepção alimenta e sustenta o ciclo de repressão”, destaca Cruz.

As leis anticonversão representam, hoje, um dos principais instrumentos formais que afetam a liberdade religiosa na Índia. Na teoria, essas legislações buscam impedir práticas cometidas por meio de coerção ou fraude.

Na prática, cabe ao Estado interpretou que seria uma conversão “forçada” com base em leis vagas, subjetivas e, muitas vezes, arbitrárias.

De acordo com as Portas Abertas, atividades periódicas da vida religiosa, como reuniões de oração, aconselhamento ou mesmo ações sociais, podem ser interpretadas como tentativa de conversão indevida. Em alguns estados, há ainda a exigência de comunicação prévia às autoridades antes de uma mudança de religião, o que expõe ao indivíduo pressões e riscos adicionais.

Outro ponto sensível é a facilidade para que acusações sejam feitas, inclusive por terceiros, sem necessidade de provas imediatas. Esse tipo de denúncia frequentemente desencadeia investigações, detenções e até episódios de violência coletiva.

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Tags: alvoscristãosÍndiapersecuçãoSãosistêmicaviolência
Postagem Anterior

Justiça aceita denúncia e ex-chefe de gabinete de Carlos Bolsonaro vira réu por rachadinha na Câmara de Vereadores do Rio

Próxima Postagem

Após parecer da PGR, futuro da Dosimetria segue com Moraes

Próxima Postagem
Após parecer da PGR, futuro da Dosimetria segue com Moraes

Após parecer da PGR, futuro da Dosimetria segue com Moraes

Deixe o Seu Comentário

PREVISÃO DO TEMPO

Fonte de dados meteorológicos: Wetter 30 tage

VENDA E ASSISTÊNCIA TÉCNICA

INVESTIGAÇÕES ULTRA SIGILOSAS 11 2825-4686

INVESTIGAÇÕES ULTRA SIGILOSAS 11 2825-4686

Ponte Net 98 8103-4969

https://redebcn.com.br/wp-content/uploads/2026/06/WhatsApp-Video-2026-06-28-at-10.23.20-1.mp4

INVESTIGADOR PROFISSIONAL 11 98806-4613

TERRENO EM JANAÚBA/MG (38) 9.9154-0000

JASMIRA IMÓVEIS (38) 9.8831-0162

CERTIFICADO DIGITAL SEM SAIR DE CASA

JASMIRA IMÓVEIS (38) 9.8831-0162

INVESTIGADOR DIGITAL 11 98806-4613

BCN PORTAL DE NOTÍCIAS

  • Anuncie
  • Contato
  • Home
  • Política
  • Política de privacidade
  • Quem Somos
  • Trabalhe Conosco

© 2024 Rede BCN | Todos os direitos reservados. E-mail: redacao@redebcn.com.br

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Menu
    • Política
    • Economia
    • São Paulo
    • Brasil
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Saúde
    • Mundo
    • Tecnologia
    • Vídeos
  • Política de privacidade

© 2024 Rede BCN | Todos os direitos reservados. E-mail: redacao@redebcn.com.br

Vá para versão mobile
%d