As Forças de Defesa de Israel (FDI) afirmaram nesta quinta-feira (20) que desmantelaram uma extensa rede de túneis do grupo terrorista Hamas sob a cidade de Beit Hanoun, no norte da Faixa de Gaza.
Segundo comunicado da FDI, “novas informações de inteligência” apontaram que Beit Hanoun era “um núcleo central do terrorismo do Hamas na Faixa de Gaza”.
“Sob residências civis, foi construída um amplo sistema estrutural — uma rede de túneis que percorre toda a cidade. Na superfície, foram identificadas milhares de estruturas utilizadas pelo Hamas, como depósitos de armas, posições de disparo e centros de comando de terroristas”, afirmaram as forças israelenses.
“Entre os achados mais marcantes: terroristas armados dentro de uma escola primária e, abaixo dela, um poço de acesso a um túnel estrutural”, disse a FDI, que afirmaram que a infraestrutura terrorista em Beit Hanoun foi “neutralizada”.
“Ao longo da guerra, a verdadeira face do Hamas tem sido exposta repetidamente — terrorismo por trás de uma população civil”, acrescenta.
No último dia 10, completou-se um mês do cessar-fogo entre Israel e Hamas, primeira fase de um plano de paz proposto pelos Estados Unidos.
Nessa etapa, os prisioneiros palestinos estão sendo trocados pelos 48 reféns que permaneceram em Gaza: 20 vivos, que já foram todos libertados, e 28 mortos, dos quais os restos mortais de três estão no enclave.
Porém, a trégua foi rompida algumas vezes desde 10 de outubro, com os dois lados se acusando de desrespeito aos termos do cessar-fogo.
Na segunda-feira (17), o Conselho de Segurança da ONU aprovou uma proposta de resolução pelos Estados Unidos para implementar as próximas fases do plano de paz, que incluem, entre outros pontos, o estabelecimento de uma força internacional de segurança em Gaza.

Deixe o Seu Comentário