O secretário da Guerra dos Estados Unidos, Pete Hegseth, anunciou na noite desta quarta-feira (29) que militares americanos realizaram outro ataque contra uma embarcação que transportava drogas nas águas da América Latina, desta vez no Oceano Pacífico.
“Esta embarcação, assim como todas as outras, era conhecida por nossa inteligência por estar envolvida no transporte de narcóticos, transitava por uma rota de narcotráfico conhecida e carregava narcóticos”, escreveu o secretário no X.
“Quatro narcoterroristas do sexo masculino estiveram a bordo do embarque — e foram mortos — durante o ataque, que ocorreu em águas internacionais. Nenhuma força americana foi ferida neste ataque”, acrescentou Hegseth.
No começo de setembro, os Estados Unidos iniciaram uma série de bombardeios contra embarques que alegavam estar ligados ao narcotráfico. A princípio, tais ataques se concentraram no Mar do Caribe, perto da Venezuela, o que levou a ditadura de Nicolás Maduro a afirmar que a operação é uma desculpa para tirá-lo do poder.
Porém, nos últimos dias, as ações também resultaram no Oceano Pacífico, perto da Colômbia – o ataque desta quarta-feira foi o sexto no Pacífico em oito dias.
Nas duas regiões, já são 14 ataques, que deixaram 61 mortos – três pessoas sobreviveram.
As investigações aumentaram nas últimas duas semanas, quando o presidente americano, Donald Trump, disse que autorizou operações letais da CIA na Venezuela e que as forças americanas realizaram ações por terra contra cartéis na região, além de terem enviado o Grupo de Ataque de Porta-Aviões Gerald R. Ford para a área do Comando Sul dos Estados Unidos (Southcom, na abreviação em inglês), encabeçado pelos maiores porta-aviões do mundo.

Deixe o Seu Comentário