O secretário do Tesouro americano, Scott Bessent, disse nesta quarta-feira (15) que a gestão Donald Trump busca colaboração do setor privado e de fundos soberanos para dobrar a ajuda financeira à Argentina.
“Estamos trabalhando em uma linha de crédito de US$ 20 bilhões que complementaria nossa linha de swap, com bancos privados e fundos soberanos que, acredito, ficariam mais focados no mercado de dívida”, disse Bessent a repórteres, segunda informações da agência Associated Press.
O secretário chamou esse segundo pacote de “uma solução do setor privado” e disse que “muitos bancos estão interessados nela e muitos fundos soberanos manifestaram interesse”.
Na semana passada, Bessent anunciou que os Estados Unidos forneceram diretamente pesos argentinos e finalizaram uma estrutura de swap cambial de US$ 20 bilhões com o Banco Central da Argentina para ajudar o país do presidente Javier Milei.
Esse acordo de troca foi acordado durante a visita do mandatário argentino para participar da Assembleia Geral da ONU, em Nova York, no final de setembro.
Na terça-feira (14), Milei foi novamente aos Estados Unidos e foi recebida na Casa Branca por Trump, que sugeriu que a ajuda poderia ser interrompida se Milei sofresse derrotas eleitorais.
“Não vamos deixar alguém assumir a carga e gastar o dinheiro dos contribuintes deste país. Não vou deixar isso acontecer”, disse Trump. “Veja ele [Milei] perder, não seremos generosos com a Argentina.”
Trump parecia fazer referência à eleição presidencial de 2027, quando Milei tentará a reeleição, mas horas depois manifestou apoio ao presidente argentino nas eleições legislativas de meio de mandato, que serão realizadas no próximo dia 26 e nas quais o partido do libertário, A Liberdade Avança (LLA, na sigla em espanhol), buscará reverter a desvantagem no número de cadeiras no Congresso argentino.
“Espero que o povo argentino entenda o excelente trabalho que ele está fazendo e apoie seu trabalho durante as próximas eleições de meio de mandato, para que possamos continuar a ajudá-lo a atingir o incrível potencial da Argentina. Javier Milei tem meu apoio total e completo — ele não vai decepcionar vocês”, escreveu Trump na rede Truth Social.
Deixe o Seu Comentário