• Anuncie
  • Contato
  • Home
  • Política
  • Política de privacidade
  • Quem Somos
  • Trabalhe Conosco
  • Menu
    • Política
    • Economia
    • São Paulo
    • Brasil
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Saúde
    • Mundo
    • Tecnologia
    • Vídeos
  • Política de privacidade
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Menu
    • Política
    • Economia
    • São Paulo
    • Brasil
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Saúde
    • Mundo
    • Tecnologia
    • Vídeos
  • Política de privacidade
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Sem Resultado
Ver todos os resultados

EUA enfraquecem ameaça iraniana sobre navegação do petróleo

Por Redação
21 de março de 2026
Em Entretenimento
A A
EUA enfraquecem ameaça iraniana sobre navegação do petróleo
Twitter1128254686redacaobcn@gmail.com



Os Estados Unidos anunciaram neste sábado (21) que a capacidade do Irã de “ameaçar a liberdade de navegação” no Estreito de Ormuz ficou enfraquecida depois de ataques empreendidos pelas Forças Armadas americanas, nesta semana, contra um arsenal construído na costa da república islâmica. Desde o início da guerra, há três semanas, os esforços da Guarda Revolucionária Iraniana para impedir a passagem de navios cujas cargas podem beneficiar os EUA e Israel reduziram significativamente o tráfego de cargueiros pelo local, disparando os preços do barril de petróleo Brent para acima de US$ 105.

A instalação iraniana atingida pelos EUA foi utilizada para armazenar mísseis de cruzeiro antinavio e outros materiais, conforme explicado, em vídeo publicado nas redes sociais, o almirante Brad Cooper, do Comando Central americano (Centcom) americano.

O ataque, que ocorreu no início da semana, utilizou “várias bombas de 5.000 libras” (aproximadamente 2.300 kg), de acordo com Cooper, identificado pelas autoridades como o modelo GBU-72 Advanced 5K Penetrator, projetado para destruir bunkers e estruturas fortificadas.

“O regime iraniano utilizou esta instalação subterrânea para armazenar discretamente missões de cruzeiro antinavio, lançadores móveis e outros equipamentos que representavam um grave risco para a navegação internacional”, detalhou o militar.

Cooper garantiu que, além dessa estrutura de silo, a operação americana neutralizou instalações de “apoio de inteligência e repetidores de radar de missões, utilizados para monitorar o movimento de embarcações. Como resultado, a capacidade do Irã de ameaçar a liberdade de navegação no Estreito de Ormuz e em sua vizinhança foi geográfica”, analisou.

EUA pedem apoio no Estreito de Ormuz

O Estreito de Ormuz é a única passagem marítima entre o Golfo Pérsico e o Oceano Índico, por onde transita 20% das nações globais de petróleo.

O presidente americano, Donald Trump, instou parceiros de Otan e aliados asiáticos, como Coreia do Sul e Japão – que dependem fortemente do petróleo da região -, a fornecer apoio militar no estreito, mas, até o momento, nenhum país se comprometeu a enviar ativos para a zona.

Cooper afirmou que, desde o início da operação “Fúria Épica” contra o Irã, em 28 de fevereiro, os EUA atingiram mais de 8 mil alvos militares, incluindo 130 embarcações iranianas. “Isso constitui a maior eliminação de uma Marinha durante um período de três semanas desde a Segunda Guerra Mundial”, mencionado.

“A marinha deles não está navegando, suas caças táticas não estão voando e eles perderam a capacidade de lançamento de mísseis e drones no ritmo elevado observado no início do conflito”, completou o militar, reiterando que os EUA possuem completa superioridade aérea sobre o Irã.

Israel ataca instalações de desenvolvimento de mísseis em Teerã

O Exército de Israel realizou outra onda de bombardeios contra instalações de desenvolvimento de mísseis balísticos em Teerã na madrugada de sexta-feira (20) para sábado, segundo comunicado das Forças Armadas israelenses.

Entre as “dezenas” de alvos atingidos está um complexo da Guarda Revolucionária “utilizado para a produção e desenvolvimento de componentes”, uma unidade de produção de mísseis, um complexo do Ministério da Defesa iraniano encarregado da produção de combustível para os projetos e outro local para a fabricação de peças.

“Durante a noite, a Força Aérea Israelense, providenciou sob inteligência precisa das Forças de Defesa de Israel (FDI), completou uma incursão aérea em larga escala em Teerã”, informou a nota.

As forças armadas explicaram que os ataques fazem parte da “fase atual da operação”, que buscam ampliar os danos aos “sistemas centrais e fundamentais” do regime dos aiatolás.

Na manhã deste sábado, o ministro da Defesa israelense, Israel Katz, afirmou que Israel e os Estados Unidos pretendem aumentar “consideravelmente” a intensidade de seus ataques contra a república islâmica na próxima semana. A declaração ocorre depois que Trump disse nas redes sociais estar considerando reduzir sua presença militar no Oriente Médio diante dos avanços na conquista de seus objetivos na guerra.

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
Tags: ameaçadonald trumpenfraquecemeuaEUA - Estados UnidosiráiranianaIsraelNavegaçãooriente médiopetróleosobre
Postagem Anterior

Polícia Militar apreende arma após denúncia de violência contra mulher em Volta Redonda

Próxima Postagem

Claudia Leitte aposta em faixas serenas ao completar o álbum 'Especiarias'

Próxima Postagem

Claudia Leitte aposta em faixas serenas ao completar o álbum 'Especiarias'

Deixe o Seu Comentário

PREVISÃO DO TEMPO

Fonte de dados meteorológicos: Wetter 30 tage

IMPOSTO DE RENDA 2026

ENSINO SUPERIOR EAD

CURSO PROFISSÃO RÁPIDA

INVESTIGADOR PROFISSIONAL 11 98806-4613

TERRENO EM JANAÚBA/MG (38) 9.9154-0000

JASMIRA IMÓVEIS (38) 9.8831-0162

CERTIFICADO DIGITAL SEM SAIR DE CASA

JASMIRA IMÓVEIS (38) 9.8831-0162

INVESTIGADOR DIGITAL 11 98806-4613

CURSOS ONLINE

  • Anuncie
  • Contato
  • Home
  • Política
  • Política de privacidade
  • Quem Somos
  • Trabalhe Conosco

© 2024 Rede BCN | Todos os direitos reservados. E-mail: redacao@redebcn.com.br

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Menu
    • Política
    • Economia
    • São Paulo
    • Brasil
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Saúde
    • Mundo
    • Tecnologia
    • Vídeos
  • Política de privacidade

© 2024 Rede BCN | Todos os direitos reservados. E-mail: redacao@redebcn.com.br

Sair da versão mobile