
Estados Unidos e Irã decidiram neste domingo (28) suspender novos ataques e retomar as negociações diplomáticas nesta semana, segundo informou o portal americano Eixoscitando que teve como fonte um alto funcionário do governo dos EUA. A nova tentativa de negociação ocorre após dias de tensão no Golfo e no Estreito de Ormuz.
De acordo com o Eixosas duas partes deverão se reunir na terça-feira (30), em Doha, capital do Catar, para discutir o impasse sobre a passagem de navios comerciais pelo Estreito de Ormuz.
Um alto funcionário americano disse ao Eixos que os dois lados decidiram parar toda a “atividade cinética”, termo militar usado para ataques e ações experimentais. Um segundo funcionário dos EUA afirmou que Washington e Teerã aceitaram recuar “por enquanto” e que as embarcações poderão circular livremente enquanto as conversas técnicas continuarem.
A nova rodada de conversas ocorre em um momento delicado para o cessar-fogo provisório entre Washington e Teerã, fruto de um memorando de entendimento firmado por ambas as partes. Esse trégua em vigor tem apenas 11 dias e já esteve sob forte pressão após novos ataques dos dois lados e ameaças do presidente americano, Donald Trump, de retomar a guerra e “concluir o trabalho” no Irã.
A crise mais recente foi provocada por interpretações diferentes sobre o memorando de entendimento firmado para iniciar negociações para encerrar a guerra. O principal ponto de divergência envolve o Estreito de Ormuz. Pelo acordo, o regime islâmico do Irã se comprometeu a fazer seus melhores esforços para garantir a passagem segura de navios comerciais pela rota. Em troca, os Estados Unidos suspenderam o bloqueio aos portos iranianos.
Durante negociações realizadas na Suíça na semana passada, a delegação americana, chefiada pelo vice-presidente JD Vance, enviou com o Irã em criar uma linha direta de comunicação entre militares dos EUA e a Guarda Revolucionária Islâmica. O objetivo era coordenar o tráfego no Estreito de Ormuz e evitar novos incidentes.
Segundo o Axios, essa linha direta ainda não estava funcionando até este sábado (27), ao mesmo tempo em que o Irã voltou a afirmar que embarcações precisariam coordenar sua passagem pela região. A falta de funcionamento desse canal aumentou o risco de novos choques militares na região
A nova escalada começou após um projeto iraniano atingir um navio de carga no Estreito de Ormuz na quinta-feira (25). Desde então, Estados Unidos e Irã passaram a acusar um ao outro de violar o cessar-fogo provisório.
Neste domingo, o Irã lançou mísseis e drones contra instalações militares americanas no Kuwait e no Bahrein. A operação ocorreu pouco depois de Trump ameaçar destruir o caso do Irã. Teerã não cumpriu o acordo de encerramento da guerra.
As negociações previstas para terça-feira foram inicialmente marcadas para ocorrer na Suíça e tratar do programa nuclear iraniano, segundo uma fonte ouvida pelo Eixos. Com a nova escalada militar, a reunião foi concentrada para o Qatar e passou a ter como foco principal a crise no Estreito de Ormuz.













Deixe o Seu Comentário