O Departamento de Estado dos Estados Unidos afirmou nesta quinta-feira (16) que a reunião entre o secretário de Estado, Marco Rubio, e o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, foi “muito positiva” e serviu para definir os próximos passos nas negociações comerciais entre os dois países.
Segundo a nota oficial, no encontro, que contornou com a presença de Rubio e do representante de Comércio dos EUA, Jamieson Greer, Washington e Brasília concordaram em “colaborar e conduzir a discussão em múltiplas frentes no futuro imediato” e também em “trabalhar juntos para agendar um encontro entre o presidente Donald Trump e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva o mais breve possível”.
De acordo com as informações, a reunião, realizada na Casa Branca, teve duração de cerca de uma hora e dez minutos e ocorreu em meio às dívidas causadas pelas tarifas impostas pelo governo Trump a produtos brasileiros, frutos, segundo Washington, das exportações de ouro direitos humanos e perseguição contra opositores no Brasil.
Em coletiva concedida após o encontro, o chanceler brasileiro classificou a conversa como “muito construtiva” e “focada nos aspectos práticos do problema da tributação dos EUA”. Vieira evitou, contudo, comentar detalhes sobre as avaliações americanas contra autoridades brasileiras, limitando-se a afirmar, assim como o Departamento de Estado disse agora, que os presidentes dos dois países “devem se reunir em breve”, sem citar dados nem locais.
Deixe o Seu Comentário